Cotidiano

Fiscais do Ministério da Agricultura iniciam avaliação em Roraima

A auditoria em Roraima será realizada até a sexta-feira (27) e a divulgação do resultado acontece na primeira quinzena de dezembro

Já estão em Roraima os fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que farão avaliação se a Agência de Defesa Agropecuária (Aderr) já possui a estrutura necessária para combater a febre aftosa.

A avaliação positiva é um dos critérios necessários para o estado mude o status classificado hoje como de ‘Médio Risco de Aftosa’ para ‘Livre de Aftosa com Vacinação’. A auditoria, que também irá passar pelos escritórios da agência no interior, vai até a sexta-feira (27) e o resultado será divulgado na primeira quinzena de dezembro.

O fiscal do Mapa, Eduardo Costa, explicou que o objetivo da visita ao estado é cumprir um acordo estabelecido entre o Ministério e os estados de Roraima, Amapá, Amazonas e Pará, no sentido de avançar para área Livre de Febre Aftosa. “Iremos acompanhar o trabalho que já vem sendo feito pela agência e assessorar naquilo que possível para alcançar esse novo status”, disse.

Ele ressaltou que será avaliada a infraestrutura e a vulnerabilidade do serviço de Defesa no estado. “Vamos buscar desde a sede central, que possui toda uma estrutura apta para as ações vinculadas a Defesa Animal, até as unidades do interior e as ações dos programas sanitários”, detalhou.

O presidente da Aderr, Vicente Barreto, informou que o resultado da auditoria será divulgado ainda na primeira quinzena de dezembro. “A expectativa é grande. Essa auditoria vai comprovar o trabalho realizado durante todo o ano para que possamos avançar para Livre de Aftosa com Vacinação. Com o alcance da mudança de status, nossa responsabilidade só aumentará. Teremos que nos esforçar para mantê-lo”, frisou.

Fonte: Secom/RR