Cotidiano

Fiscalização de excesso de velocidade passará a ser feita por radares móveis

Os agentes de trânsito vão fiscalizar a infração nas principais avenidas da capital. O excesso de velocidade é um dos principais fatores que ocasiona os acidentes de trânsito em Boa Vista

Foram entregues hoje (15) à Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) dois radares móveis que serão utilizados na fiscalização de excesso de velocidade em via pública e com isso tentar reduzir os índices de acidentes de trânsito.

Os equipamentos, de modelo TruCam, têm capacidade para capturar imagens em uma distância de até 1.200 metros.   Os radares registram por meio de fotografia os veículos que forem flagrados trafegando com caso de excesso de velocidade.  Além disso, também produzem o vídeo da ocorrência. A intenção da Prefeitura de Boa Vista é adquirir agora outros radares, dessa vez, dos equipamentos fixos.

O que levou a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) a providenciar a aquisição dos equipamentos de fiscalização foi a constatação dos alto índice de acidentes que envolviam o excesso de velocidade. Conforme os dados, no primeiro trimestre deste ano ocorreram cerca de 700 acidentes nas vias públicas da capital. Grande parte destas ocorrências envolveram excesso de velocidade. “Por isso, nós queremos combater essa prática, levando o condutor a ser mais cuidadoso e respeitar os limites de velocidade”, disse o secretário da pasta, Raimundo Barros.

Cada aparelho possui uma bateria recarregável com autonomia de no mínimo oito horas e mais um GPS de 20 canais embutido no equipamento. Cerca de 50 agentes de trânsito da Smtran participaram de um curso de três dias para manejo dos radares. Estes vão repassar o conhecimento aos demais agentes, uma vez que todo o efetivo da Smtran deve saber como utilizar os aparelhos.

VEÍCULOS
Houve ainda a entrega de seis veículos para atender as demandas da SMST e também da Guarda Civil Municipal (GCM), tanto na parte administrativa, quanto no apoio às ocorrências. “Estes novos veículos representam um reforço ao trabalho executado de forma solícita e imediata que a GCM tem feito em favor da população”, disse o superintendente da GCM, inspetor Murilo Santos.

Com informações da PMBV