Desde a última segunda-feira, 3, equipes da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) intensificam a fiscalização em pontos estratégicos da capital, nos períodos de maior circulação de veículos – os chamados “horários de pico”.
A intenção é coordenar o trânsito, controlar o fluxo e inibir condutores propensos a cometer delitos nas avenidas
A determinação do novo secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, tenente coronel Raimundo Barros, é de que as equipes de agentes de trânsito estejam mais frequentes junto à população, principalmente para que acidentes sejam evitados.
Por conta disso, guarnições da base central da Smtran e também do Grupo Tático de Trânsito (GTT) já aumentaram o efetivo em avenidas como Brigadeiro Eduardo Gomes, Carlos Pereira de Melo, Centenário e Estrela Dalva.
Diariamente, são disponibilizados de 20 a 35 agentes nas ruas da capital. A fiscalização se inicia às 7h, no primeiro período, finalizando às 8h.
A ação se reinicia às 11h30, sendo que as equipes permanecem nos locais até as 15h. E às 17h30, inicia a última fiscalização em horário de pico, com término por volta das 19h30.
“Este trabalho sempre existiu, mas o secretário determinou uma atuação maior dos agentes de trânsito nos horários de pico. E nossas equipes estão presentes, organizando o trânsito, auxiliando pedestres a atravessarem as pistas, o que só contribui para a redução dos índices de trânsito em nossa cidade”, afirmou o chefe de fiscalização da Smtran, agente Edinaldo Lima.
Segundo dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), analisados pela SMST, de janeiro a dezembro de 2014 foram registrados 3.063 acidentes com vítimas nas ruas e avenidas de Boa Vista, somando 3.984 pessoas acidentadas.
A avenida Ataíde Teive foi a que registrou mais ocorrências no ano passado. Ao longo de toda a sua extensão ocorreram 266 acidentes, resultando em 353 vítimas.
Na avenida Estrela D´alva, foram registrados 88 acidentes com vítimas; Na Carlos Pereira de Melo, ocorreram 68; na Brigadeiro Eduardo Gomes, 45; e na avenida Centenário, foram 35.
Para o agente Edinaldo, é possível que tais números sejam reduzidos após a instalação dos semáforos em diversos pontos da capital. A expectativa é de que um total de 100 estejam operantes até o fim deste ano.
“Atualmente, pelo que temos acompanhado em nossas missões, a avenida Estrela D´alva tem sido palco de diversos acidentes com vítimas. Na avenida Ataíde Teive, antes em primeiro lugar nos índices, essas ocorrências tem diminuído graças à sinalização vertical e horizontal”, destacou.
Moradora do bairro Caimbé, a dona de casa Eliete de Oliveira, afirma que o trânsito na avenida Carlos Pereira de Melo é intenso a todo momento e que a presença dos agentes da Smtran facilitam o tráfego.
“Todos os dias atravesso a avenida para deixar meus filhos na escola. E mesmo com a faixa de pedestre de ponta a ponta da pista, os carros não respeitavam”, reclamou.
Semáforos
A instalação de novos semáforos faz parte do projeto de readequação do trânsito de Boa vista. No total, serão implantados 100 semáforos em 25 pontos da cidade, identificados como críticos de trafegabilidade.
Os novos semáforos são modernos e possuem sistema de led, proporcionando maior durabilidade e menor consumo de energia. Eles possuem “no-break” e funcionam por até três horas, mesmo se faltar energia.
Fonte: Semuc