SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Fiscalizações são intensificadas na Semana Nacional do Trânsito

Outras atividades como abordagens educativas e palestras também serão realizadas até 25 de setembro

Blitz educativa integrada nesta segunda (18) deu abertura à Semana. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Blitz educativa integrada nesta segunda (18) deu abertura à Semana. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Em busca de um trânsito seguro na Semana Nacional do Trânsito, a partir desta segunda-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificará as fiscalizações em todo o estado de Roraima. A abertura dos trabalhos está sendo realizada em conjunto entre PRF, Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) e Superintendência Municipal de Trânsito de Boa Vista (SMTRAN) e segue até dia 25 de setembro.

De acordo com a PRF, o foco é a promoção da conscientização acerca da vulnerabilidade e responsabilidade de todos os agentes inseridos no trânsito, visando a redução de acidentes e a preservação de vidas. Por isso, durante toda a semana, além das fiscalizações, haverão blitz educativa e palestras.

“A expectativa é, na verdade, assim como o Maio Amarelo, abordar o máximo de pessoas possíveis para passar uma conscientização, estar dando as orientações e relembrar as coisas básicas: uso do cinto, evitar, ao máximo, o uso do celular no trânsito, a questão da alcoolemia, a questão de estar obedecendo a sinalização e o limite de velocidade”, garante a agente do Detran-RR, Prill.

Dentran-RR também participa da campanha. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A iniciativa está alinhada à promoção da Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, proposta pela Organização das Nações Unidas. Também, faz parte da campanha anual, que tem como tema “No trânsito, eu escolho a vida”.

LEIA MAIS: Picape avança preferencial e atinge carro na zona Oeste de Boa Vista

De acordo com a proposta nacional, o compromisso é reduzir a violência no trânsito em, no mínimo, 50%. Em Roraima, segundo dados da PRF, somente neste ano, houveram 100 acidentes, que resultaram em 147 pessoas feridas e 17 mortas. Para o agente da PRF, Gabriel Soares, é por meio da conscientização que se previne acidentes.

“O trânsito seguro é um dos objetivos da Polícia Rodoviária Federal junto à preservação da vida. É importante salientar que a gente acredita muito na educação e por isso, que a prevenção é a melhor forma de reduzir acidentes e mortes”, explica.

PRF reforça cuidado pela vida quando se está no trânsito. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)