Cotidiano

Fluxo de passageiros aumenta 14% em aeroporto

Os números apontam uma diferença de mais de 51 mil pessoas entre as que saíram de Roraima e as que entraram

O fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional de Boa Vista registrou, até setembro desse ano, crescimento total de 14 % em comparação ao mesmo período de 2018. É o que informam os dados constantes no relatório estatístico da Infraero, disponível no site da Instituição. A estatística leva em consideração apenas o movimento relacionado ao embarque e desembarque de passageiros em voos regulares, sem contabilizar pousos e decolagens de aeronaves militares de helicópteros transporte de cargas ou voos fretados.

De acordo com o levantamento, o movimento geral de embarques e desembarques até setembro de 2018 foi de 223.367. Até o referido mês foram 122.144 embarques e 101.223 desembarques foram registrados, uma diferença de ‭20.921‬. Foram 3.875 procedimentos de pousos e decolagens até setembro do ano passado.‬‬‬

Em 2019, os números mostram que, até setembro deste ano, 255.003 pessoas passaram pelo aeroporto roraimense. Os embarques totalizaram 142.625, enquanto os desembarques chegaram a 112.378, uma diferença de 30.247. Ao longo deste ano foram 3.737 pousos e decolagens do transporte regular regional em Boa Vista com passagens áreas pagas nas três companhias que atuam no Estado: Azul, Gol e Latam.

Os meses de maior fluxo de embarque e desembarque foram: janeiro de 2019, com 29.989 pessoas, e julho e agosto, com 30.342 e 29.961 embarques e desembarques, respectivamente.  

Os números apontam uma diferença de mais de 51.168 pessoas entre as que saíram de Roraima e que entraram. Este fenômeno pode ser creditado aos imigrantes que saem de Roraima com destino a outros estados, em especial para o Sul do país, e de lá para Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.

Para certificar, a Folha ouviu agências de viagens de Boa Vista que relataram o aumento na venda de passagens para imigrantes nos últimos dois anos. 

Luciene Aline Pova é gerente de três lojas de vendas de passagens e disse que é perceptível o aumento nas vendas de passagens áreas para estrangeiros, em sua maioria venezuelanos. 

“Com a migração aumentou muito a procura de passagens áreas por venezuelanos que vêm para Roraima e daqui embarcam para outros estados, e de lá vão parar outros países”, disse. “São sempre imigrantes que apresentam um poder aquisitivo melhor dos que estão nas ruas de Boa Vista e que já estão direcionados para viagens para o Sul do País e até diretamente para a Argentina Chile, Paraguai e Uruguai”, disse Neia Nascimento, gerente de outra agência de viagens. 

Apesar de cautelosos na compra da passagem, destino preferido do roraimense ainda é o Nordeste

Boa parte dos roraimenses já começa a se articular para curtir a férias de final de ano e isso tem repercutido nas agências de viagens da Capital, que afirmaram que houve aumento significativo pela procura de passagens aéreas. 

Neia Nascimento, dona de agência de viagens em Boa Vista, informou que a procura já tem aumentado e que os preços estão normais, já que até o momento não houve aumento. “Embora saibamos que os valores costumam aumentar neste período sem nenhum critério”, afirmou.

Ela disse ainda que surgiu um fato novo este ano que, embora apresente um volume de procura maior que em 2018, mas que não está havendo fechamento de compra. “As pessoas estão procurando mais, porém fazem a pesquisa e medem critérios no orçamento para finalizar a compra”, disse. “Podemos dizer que estão mais cautelosos em relação aos anos anteriores”, afirmou. 

Luciene Aline Pova é gerente de três agências de viagens, e disse que a procura por passagens está muito boa (Foto: Nilzete Franco)

Para contornar esta situação, Neia disse que a empresa tem disponibilizado novas formas de pagamento e facilitado com maior número de parcelas.

“Procuramos facilitar o pagamento e adequar ao orçamento do cliente, de maneira que ele possa pagar as parcelas. Quando não dá para sair de Boa Vista na data que ele quer, damos um jeito de sair de Manaus, de modo que o cliente tenha alternativas para viajar”, disse.

Já Luciene Aline Pova é gerente de três agências de viagens e disse que a procura por passagens para a alta temporada de final de ano está muito boa este ano. Ela destacou que os roraimenses têm procurado mais passagens para os estados do Nordeste.

“Os destinos mais procurados pelo roraimense são Fortaleza, Natal, Maceió e Salvador”, disse. “Mas tem também Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na região Sul”, disse. 

Para agilizar as férias, Aline Pova disse que as pessoas não devem deixar para comprar as passagens em cima da hora, mas planejar antecipadamente.

“De modo a quando estiver de férias não estar mais pagando a passagem”, lembrou. “E temos ainda uma alternativa de vender a passagem pelo boleto, facilitando para o cliente”, disse. (R.R)