Cotidiano

Folha de Boa Vista completa 36 anos tendo como marca a credibilidade

Fazendo aniversário nesse dia 21, a Folha mostra, ao longo de sua história, que sempre acompanhou as mudanças na informação

O jornal sonhado na mente idealista do roraimense Getúlio Cruz continua chegando às mãos dos boa-vistenses 36 anos depois de ser criado. 

A Folha de Boa Vista circulou pela primeira vez em 21 de outubro de 1983 em um momento conturbado da história do Brasil, quando o País vivia sob a ditadura e Roraima ainda era Território Federal e Getúlio Cruz assumiu a Folha como empresário de comunicação em 1989, momento de ebulição política por causa da transição para instalar o Estado. Desde a época em que ocupou o cargo de governador do então Território Federal de Roraima, ele já tinha o sonho de ter um veículo de comunicação para ajudar a concretizar seus planos de contribuir com o desenvolvimento de Roraima.

O crescimento do jornal acompanhou o ideal de seus primeiros criadores, que no editorial de estreia escreveram: “Nossa ideia é montar um jornal independente” e o fator decisivo para que o jornal conseguisse se estabilizar foi o fato de toda a família sempre trabalhar na empresa. Getúlio Cruz, que dedicou a vida ao jornalismo roraimense, sabia que um empreendimento só podia dar certo se o dono estivesse sempre presente, tomando decisões e superando obstáculos. 

A segunda geração da família Souza Cruz assumiu o comando da empresa – Paula, Carolina, Getúlio Filho e Alberto Cruz – com o desafio de assimilar novas tecnologias, enfrentar a competição com a internet e garantir rentabilidade, essencial para qualquer negócio.

Para Paula Cruz, que é diretora-geral da empresa, o segredo da longevidade da Folha é o compromisso com os clientes, sejam eles leitores ou ouvintes, e com a verdade e a credibilidade, que são as marcas registradas do jornal.

“A Folha surgiu da ideia de uma imprensa roraimense que ajudasse o estado a crescer e desenvolver. Meu pai é um idealista, sempre teve visões grandes para Roraima. Tudo que ele queria era uma imprensa que atendesse aos interesses da sociedade. E ele conseguiu. Vemos isso pelas dezenas de denúncias que chegam todos os dias a nossa redação. É gratificante quando percebemos que as pessoas nos veem como alternativa para serem ouvidas. Elas acreditam na gente. Hoje temos muito a comemorar”, explica.

Getúlio Cruz sempre sonhou com um jornalismo que ajudasse Roraima a se desenvolver e conseguiu isso com a Folha (Foto: Arquivo Folha)

Mais de 100 mil pessoas acreditam e confiam na Folha

Nas capas da Folha o ideal de jornalismo independente é mantido pelos profissionais do grupo

O jornal começou semanário e depois tornou-se diário, único de Roraima que se mantém no mercado de forma ininterrupta. Hoje o Grupo Folha, onde se concentra o jornal Folha, a FolhaWeb, que tem 14 anos de existência, a Rádio Folha, com 16 anos, e a Editora Boa Vista, gerando mais de 100 empregos diretos e indiretos. O leitor que acompanha e registra os fatos políticos, sociais e culturais do Estado, sabe o jornal se que mantém tanto tempo por investir na credibilidade.

Hoje o número de acessos à Folha passam de 63 mil diários e, segundo o Google Analytics, mais de 100 mil pessoas acreditam, confiam e são leais à marca ‘Folha’, sendo diretamente influenciadas pelo que é publicado pela marca. 

Desde a primeira edição, na década de 80, o jornal adotou como princípio a independência e ao longo dos anos se firmou buscando sempre um jornalismo investigativo, noticioso, crítico, apartidário e pluralista.

Conforme a atual editora-chefe do jornal, os profissionais da Folha buscam sempre respeitar a ética jornalística e trabalhar para dar voz à população de Roraima.

O jornal impresso conta com uma das melhores equipes de articulistas do Estado e tem em seu quadro profissionais experientes que estão há mais dez anos na empresa e com pessoal jovem que se formou recentemente no curso de jornalismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O jornal apresenta as principais notícias de uma forma mais aprofundada na área de política, cidades e polícia, sempre com o objetivo de priorizar o factual e as denúncias da população, como uma forma de dar voz ao povo. 

“Falar sobre a Folha, para mim, é falar da minha história pessoal e profissional, porque estou neste jornal há 18 anos e pra mim a Folha é sinônimo de credibilidade, ética e paixão. A Folha está sempre inovando, com novas plataformas, novos formatos, mas preservando sempre a capacidade de apurar o conteúdo com qualidade, com todos os lados. Temos muito o que comemorar nesses 36 anos”, afirma a editora-chefe Cyneida Correia.

Com o sucesso alcançado durante esses 36 anos, a empresa tem novos planos de investir cada vez mais para se manter sempre como um empreendimento sólido e à frente de seu tempo.