
O despejo de esgoto da Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caer) no igarapé Caxangá, localizado no Parque do Rio Branco, tem causado mau cheiro na região. A reportagem da Folha BV esteve no local nesta quarta-feira (27) e flagrou o momento em que uma das tubulações da Estação Elevatória Caxangá despejava esgoto no curso d’água.
As tubulações lançam os resíduos diretamente no igarapé, que deságua no Rio Branco, principal rio do estado. Apesar disso, esta não é a primeira vez que o problema é alvo de denúncias. Na última quinta-feira (21), moradores flagraram despejo de esgoto no igarapé. Veja o vídeo:
Resposta
Em nota, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) informou que a Estação Elevatória de Esgoto – Caxangá está funcionando perfeitamente. A elevatória foi paralisada na quinta-feira, 21, após uma queda de energia na rede elétrica que danificou as duas bombas que compõem o sistema. A situação foi detectada pela equipe técnica da empresa que, imediatamente, realizou a substituição e o bombeamento foi normalizado.
“A Companhia adquiriu novos conjuntos de motobombas para serem utilizadas nas EEE’s (Estações Elevatórias de Esgoto), em substituição aos equipamentos, a partir do surgimento das demandas por setor, revitalizando o sistema e reforçando o serviço prestado no município, com o objetivo maior de contribuir para a preservação dos recursos naturais”, complementou.