FolhaBV 41 anos: Veja o que foi notícia em 30 de outubro de 1997

Na capa do jornal, o foco era reportagem sobre agressão e ameaça à funcionários do CSE

Capa do jornal 30 de outubro de 1997 (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Capa do jornal 30 de outubro de 1997 (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Em 30 de outubro de 1997, o destaque da capa do jornal Folha de Boa Vista era a notícia de que menores agrediram e ameaçaram funcionários do Centro Socioeducativo de morte. Recentemente, em outubro de 2024, a instituição passou por uma rebelião.

Outros destaques da edição são o processo de cassação do então prefeito de Caracaraí, Antônio Reis; a indignação de moradores do bairro Pintolândia com o nome da região; e os artigos de opinião dos colunistas Afonso Rodrigues de Oliveira e Jessé Souza, que até hoje colaboram para a FolhaBV.

Além disso, em 1997, o jornal FolhaBV circulava com dois cadernos na época. O chamado “Folha dois” trazia informações sobre economia, esporte, política nacional e internacional, além do ‘Classifolha’, o classificados da FolhaBV.

Para os interessados, o acervo histórico da FolhaBV está disponível na Biblioteca Nacional, compreendendo o período de 1983 a 1998. As publicações foram disponibilizadas após um longo trabalho do Núcleo de Pesquisa Semiótica da Amazônia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), coordenado pelo professor Dr. Maurício Zouein.

Confira os destaques da edição de 30 de outubro de 1997:

Adolescentes fugiram e ameaçaram servidores do CSE

Em 30 de outubro de 1997, dois adolescentes de 17 anos e um menor de 16 anos foram acusados de agressão e ameaça de morte contra funcionários do Centro Sócio Educativo. O trio fugiu da unidade e foi apreendido por policiais militares.

Na época, o Ministério Público Estadual alegou que o problema maior na unidade era o consumo interno de drogas e que a gestão não conseguia controlar a situação.

Artigos de opinião destacavam trabalho da imprensa e reflexões pessoais

Desde o início, a FolhaBV sempre deixou um espaço garantido para os artigos de opinião.

No seu texto, Afonso faz uma reflexão pessoal sobre suas crônicas, razões de inspiração e o motivo de escrever.
O jornalista Jessé Souza reflete sobre o papel do jornalista, especialmente, após o episódio de perseguição dos paparazzi que culminou no falecimento da Princesa Diana.

Os articulistas Afonso Rodrigues e Jessé Souza continuam colaborando até hoje com o jornal.

Prefeito de Caracaraí passava por cassação

O então prefeito de Caracaraí, Antonio Reis, passava por um processo de cassação no município. A Câmara Municipal decidiu colocar em votação o relatório de comissão que propôs a cassação do gestor, após cerca de três meses. O gestor permaneceu no cargo e governou a cidade de 1997 a 2004. Nas últimas eleições municipais, Antonio Reis se candidatou novamente à Prefeitura da cidade.

Moradores foram à Justiça para mudar nome do bairro Pintolândia

Em 1997, os então moradores do bairro Jardim Tropical, foram à Justiça para que a região deixasse de ser conhecida como ‘Pintolândia’.

O local ganhou esse nome em razão governador Ottomar Pinto, que criou o conjunto em 1992. Porém, na planta e mapa da cidade, a região constava como ‘Jardim Tropical’.

Na época, os moradores alegaram que o nome era pejorativo e que o bairro não era visto com bons olhos pela população da Capital.

Capa da Folha dois

O segundo caderno da FolhaBV trazia destaques sobre a operação desarmamento em novembro daquele ano, um dia depois que a nova lei começava a punir a posse de armas sem registro.

Outros matérias tratavam sobre jogo decisivo do Flamengo e especulações do mercado financeiro.

Saiba mais curiosidades do período de outubro de 1997

O presidente da República em outubro de 1997 era Fernando Henrique Cardoso. FHC cumpria seu primeiro mandato, após ser eleito em 1994. O governador de Roraima na época era Neudo Campos, também cumprindo seu primeiro mandato na gestão. O prefeito de Boa vista era Ottomar Pinto, desde janeiro do mesmo ano.

Dentre as músicas mais tocadas de 1997 estão “Unbreak My Heart” de Tony Braxton, “Lovefool” do The Cardigans, “2 Become 1” das Spice Girls e “Men In Black” do Will Smith. Das músicas nacionais o destaque fica para “Palpite” de Vanessa Rangel, “Depois do Prazer” do grupo Só Pra Contrariar, “Ralando o Tchan” do grupo É o Tchan e “Toma Juízo” da dupla Zezé Di Camargo e Luciano.

No cinema, o filme de maior destaque foi ‘Titanic’, que estreou em novembro do mesmo ano. Na premiação do Oscar do ano seguinte, o longa levou 11 prêmios, incluindo ‘Melhor Filme’. Outros destaques da época são “O Casamento do Meu Melhor Amigo”, “O Quinto Elemento”, “Con Air”, “Mib – Homens de Preto”, “Batman e Robin”, “Hércules”, “Princesa Mononoke” e “O Que é Isso Companheiro?”.