A Força Nacional de Segurança Pública em Roraima recebeu mais 68 agentes para reforçar o policiamento na capital e demais municípios.
Segundo o secretário de Segurança Pública do Estado e interventor do sistema prisional,Paulo Costa, as equipes já estão atuando. Eles chegaram na quinta-feira, 20.
O reforço já havia sido solicitado pouco antes da intervenção, como explica Costa, “alguns dos agentes serão enviados para o interior do Estado. Na sexta-feira, 21, eles foram recepcionados e receberam instruções. Já estão distribuídos e atuando na capital”, detalhou.
Ainda segundo o secretário, Roraima contará agora com 150 agentes da FN, “essa demanda irá garantir mais segurança para a sociedade local, mas como são agentes deslocados de todo o Brasil, nós tivemos que esperar esse período para recebê-los”, enfatizou.
Conforme o comandante geral da Polícia Militar (PM), coronel Elias Santana os agentes irão permanecer por tempo indeterminado.
A nova equipe recebeu instruções no Comando de Policiamento da Capital e foi apresentada aos principais problemas. “Nós levamos os agentes as zonas de prostituição, de tráfico, e detalhamos os pontos críticos da região”, afirma.
“Há duas equipes no Estado, uma em Boa Vista e outra em Pacaraima. Na capital, a PM tem o auxílio no policiamento ostensivo. Neste sábado, 22, a prioridade são as agências bancárias. A quantidade de viaturas também é significativa e o número de ocorrências diminuiu desde ontem [sexta-feira], 21, devido a soma dessa equipe operacional”, finalizou.
Sobre a Intervenção Federal
Em novembro, após solicitação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, teve início a intervenção federal nos sistemas prisional e socioeducativo do estado de Roraima. Os agentes da Força Nacional realizam atividades e serviços de guarda, segurança e custódia de presos, sobretudo da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc).