Cotidiano

Forças Armadas darão apoio logístico também no 2º turno

O Ministério da Defesa mobilizou cerca de 15 mil militares das Forças Armadas para atuarem no segundo turno das eleições de 2014. Segundo o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), órgão da defesa que coordena a operação, 280 localidades vão contar com auxílio dos militares nos 15 estados da Federação onde ocorrerão segundo turno para governo.
Ao todo, 89 localidades receberão apoio logístico para entrega de urnas e transporte de pessoal da Justiça Eleitoral nos estados do Acre (42), Amapá  (5),  Mato Grosso do Sul (4), Rondônia (4) e Roraima (33).
Conforme o diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), Adriano Nogueira, o apoio permitirá que os eleitores possam exercer sua cidadania pelo voto em locais isolados e de difícil acesso, bem como assegurar a normalidade da votação e apuração do pleito em municípios indicados pelo TSE.
Além dos 15 mil militares envolvidos na operação, as Forças Armadas farão emprego de aeronaves, helicópteros, barcos, caminhões e veículos leves para transportar urnas e trabalhadores do TRE para as regiões mais isoladas. Em Roraima, duas aeronaves com piloto e co-piloto farão esse trabalho.
POLÍCIA – De acordo com Adriano Nogueira, o efetivo de polícia que aturará no Estado será o mesmo do primeiro turno. Serão 1.150 policiais militares, 850 policiais civis, 106 policiais federais e 84 agentes da Polícia Rodoviária Federal.
“Esse efetivo garantirá que a eleição transcorra com segurança e sem grandes problemas”, disse. “Além disso, foi feito um pedido de reforço de agentes da Polícia Federal para que eles trabalhem no combate a crimes eleitorais”, destacou. (JL)