Na próxima semana serão disponibilizadas vacinas para imunizar 100% dos profissionais que integram o grupo de forças de segurança e salvamento, bem como policiais penais. A informação foi confirmada pelo Governo do Estado na tarde deste sábado, dia 22 de maio.
Na segunda-feira,24, serão entregues as doses necessárias para vacinar todos os policiais, pelo Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunizações.
De acordo com a coordenadora geral de vigilância em saúde, Valdirene Oliveira, deverão ser repassadas 2.900 doses para que os profissionais sejam atendidos.
“As vacinas serão entregues pela manhã para a capital Boa Vista para que o município se organize e inicie a aplicação das vacinas o mais breve possível, uma vez que as doses já estarão disponíveis e eles precisam dessa proteção para que sigam desempenhando as suas atividades com segurança e tranquilidade”, esclareceu a coordenadora.
Até o momento Roraima recebeu 234.690 vacinas e foram distribuídas 196.491 doses, mais de 83% de distribuição do total recebido pelo MS.
“Precisamos lembrar que o estado tem mantido o compromisso de receber as vacinas e entregar para quem precisa, ou seja, o trabalho tem sido feito com muita responsabilidade porque a população precisa dessa resposta imediata, e é isso que temos feito, trabalhado para levar saúde para quem precisa”, complementou o governador Antonio Denarium.
Em Roraima já foram aplicadas 130.667 doses, sendo 78.230 primeira dose e 52.437 segunda dose. Para o secretário de saúde, Airton Cascavel, manter o repasse de vacinas para os municípios com a agilidade que o processo requer significa salvar vidas.
“Estive essa semana em Brasília solicitando mais vacinas e vamos receber vacinas extras pois tomar a vacina significa estar mais protegido contra essa doença que tem feito tantas vítimas, e é por isso que as equipes de vigilância têm feito o máximo para manter a distribuição de forma contínua e se Deus quiser vamos vacinar o mais breve possível as pessoas com comorbidades por serem pessoas mais fragilizadas, e também os profissionais de segurança que estão dia e noite trabalhando e precisam dessa proteção”, reforçou o secretário.
Caberá à coordenação municipal definir o local de imunização dos profissionais e montar a logística de aplicação das vacinas.