As ações da 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente iniciaram ontem à noite. Promovido pela Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), o evento será realizado até a quinta-feira, 26, no auditório do Corpo de Bombeiros (CBMRR), situado no bairro Pricumã, zona Oeste da Capital. Com o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente”, as discussões deverão se centrar principalmente no fortalecimento dos conselhos municipais que atuam na proteção de direitos desse público.
“Até o final de maio, nós já tínhamos realizado todas as conferências municipais. Desses encontros foram trazidas as propostas que serão analisadas aqui e selecionadas as que vão para a conferência nacional, que ocorrerá em maio do ano que vem, em Brasília”, disse o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima (Cedcar), Gilvan Costa.
Cerca de 160 delegados participarão das discussões do evento, além de autoridades e representantes de instituições públicas, privadas e sociedade em geral. Ontem, houve ainda a aprovação do regimento da conferência e a realização da palestra com o conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Jordelino Serafin.
Nesta quarta-feira, serão iniciados os trabalhos de discussões dos cinco eixos do evento. Serão debatidos a Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Proteção e Defesa dos Direitos; o Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; o Controle Social e Efetivação dos Direitos; e a Gestão Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
No último dia do evento, haverá a continuação dos trabalhos, quando serão abordadas as situações que foram debatidas nos grupos de trabalho. Essas sugestões serão levadas para a plenária, das quais serão escolhidas 20 propostas que irão para a conferência Nacional, além da eleição dos delegados que representarão o Estado. (M.L)