Cotidiano

Fórum discute combate à violência obstétrica

Evento é promovido pela Defensoria Pública e ocorre nesta sexta-feira (10).

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) promove nesta sexta-feira (10) o I Fórum de Combate à Violência Obstétrica. O evento é alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

A programação é aberta para todos os públicos e vai ocorrer das 9h às 13h no prédio Cível da DPE-RR, no Centro de Boa Vista.

A violência obstétrica é um tipo de violência contra a mulher, praticada por profissionais de saúde, caracterizada pelo desrespeito, abusos e maus-tratos durante a gestação e/ou no momento do parto, seja de forma psicológica ou física.

Este tipo de violência causa na mulher a perda da autonomia sobre seu corpo e sexualidade, além de contribuir para a manutenção dos altos índices de mortalidade materna e neonatal no país.

Para a coordenadora do fórum, defensora pública Terezinha Muniz, toda mulher tem o direito de ser protagonista na hora do parto e ter autonomia total sobre seu próprio corpo, tendo suas vontades e necessidades respeitadas.

“Esse projeto justifica-se pela relevância do tema tratado e pelo potencial da Defensoria Pública, em especial a Defensoria Especializada de Promoção e de Defesa dos Direitos da Mulher, em contribuir para a conscientização das pessoas sobre seus direitos, na medida em que fornece informação especializada, proporcionando o bem-estar da população assistida”, disse.

O fórum terá carga horária de 4 horas e será voltado a identificação e conhecimento sobre as condutas praticadas por profissionais de saúde que configuram violência obstétrica, além de debater sobre os danos causados às vítimas.

As pessoas interessadas devem realizar as inscrições para o evento por meio de link ou 30 minutos antes do Fórum.

O evento é coordenado pela Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher e promovido em parceria com a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) e com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).