Cotidiano

Fórum discute políticas sobre direitos da criança e do adolescente

Foram elaboradas 40 propostas, todas com objetivo de contribuir para implementação de programas e políticas públicas em prol da infância e adolescência, além de prevenir e enfrentar as formas extremas de violência na cidade

A Prefeitura de Boa Vista promoveu nesta quinta-feira (24), no Teatro Municipal, o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef, onde foram apresentadas e debatidas propostas para a elaboração de um plano de ação de direitos da criança e do adolescente de Boa Vista.

O evento cumpre uma das etapas exigidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para o recebimento do Selo Unicef Município Aprovado. Em julho do ano passado, o prefeito Arthur Henrique (MDB) assinou a adesão de Boa Vista ao selo, que já está na 4ª edição.

Durante o encontro, foram elaboradas 40 propostas, todas com objetivo de contribuir para implementação de programas e políticas públicas em prol da infância e adolescência, além de prevenir e enfrentar as formas extremas de violência na cidade.


O evento cumpre uma das etapas exigidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) (Foto: Giovani Oliveira/Semuc)

Também foi proposto o chamado “Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes” para esta edição 2021/2024, que gira em torno de indicadores nas áreas da saúde, educação e social, assim como na área da primeira infância. Os indicadores demonstram resultados com avanços significativos em todas as áreas do Município.

Segundo a secretária municipal de Gestão Social, Janaina Pimentel, o Selo Unicef tem a missão de estimular e reconhecer os avanços reais e positivos nas políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes.

Representantes de diversos segmentos ligados às políticas públicas voltadas para os jovens e adolescentes participaram do evento, como Unicef, Conselho Tutelar, Núcleo de Cidadania do Adolescente (Nuca), Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), além de vários adolescentes.