Cotidiano

Fórum discute propostas ao PPA estadual

Objetivo do governo é elaborar, junto com a sociedade, prioridades da administração pública para os próximos quatro anos

O Governo do Estado iniciou na noite de ontem, 29, as atividades da etapa estadual do projeto Planejando com o Povo. As ações estão ocorrendo paralelamente ao 3º Fórum de Desenvolvimento Sustentável de Roraima, que está sendo realizado no Auditório do Centro Amazônico de Fronteira (CAF), na Universidade Federal de Roraima (UFRR).  

Na programação de ontem, foram realizadas a abertura oficial, com a governadora Suely Campos (PP), e as palestras com o secretário estadual de Planejamento (Seplan), Alexandre Henklain, e o consultor especial da Casa Civil, Neudo Campos. Segundo a coordenadora de planejamento da Seplan, Alessandra Hallem, a finalidade é promover discussões reflexivas junto à sociedade acerca da elaboração de ações que contribuam para  a formação do Plano Plurianual Estadual (PPA).

“Essa ação simplesmente é o instrumento de planejamento, no qual estarão expressos as metas, as diretrizes, objetivos e prioridades da administração pública para os próximos quatro anos, ou seja, tudo que será posto como prioridade de 2016 até 2019”, disse. Alessandra frisou que, antes da execução da etapa estadual, o projeto realizou consultas nos municípios de Bonfim, Iracema, Rorainópolis, São João da Baliza e Uiramutã, algo inédito no que diz respeito à construção de metas para o PPA.  

“Nunca havia sido realizado no Estado algo nesse sentido. Nessa nova gestão, atendendo a um pedido especial da governadora Suely Campos, iniciamos as consultas pelos municípios do interior, Além disso, foi dada uma atenção especial para o setor produtivo. Ou seja, nesses encontros, nós abrimos espaço prioritário para os representantes dos mais diversos segmentos produtivos da região, tendo como meta proporcionar um ambiente de interação, para discutir de forma reflexiva com a sociedade o que é prioridade, justamente para orientar as ações de governo para os próximos quatro anos”, destacou.

Nesta quinta-feira, as atividades passarão a ser construtivas, com a realização dos trabalhos de grupo. Serão debatidos 11 temas-chave, divididos nas seguintes Câmaras Temáticas: Agronegócio Empresarial; Agronegócio Familiar e Indígena; Indústria, Mineração, Comércio, Turismo e Serviços; Infraestrutura e Urbanismo; Ciência, Tecnologia e Inovação; Meio Ambiente, Planejamento e Ordenamento Territorial; Saúde; Educação, Cultura e Desporto; Segurança Pública, Justiça e Cidadania; Modernização do Estado e Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Social.  

Para participar, os interessados podem realizar sua inscrição no site da Seplan (www.seplan.rr.gov.br), na seção “Planejando com o Povo”, ou comparecer presencialmente ao Centro de Ciências Administrativas e Econômicas (Cadecon), localizado no Bloco II, do Campus Paricarana.  “A gente pede que as pessoas, principalmente a sociedade civil organizada, compareçam aos dois últimos dias de consulta. Queremos garantir um espaço em que tenhamos a qualidade da discussão, então podem até ser poucos, mas que sejam bons colaboradores”, destacou Alessandra Hallem.

Após a finalização dos trabalhos, o governo terá até o dia 30 de setembro para finalizar o PPA estadual, que deverá ser entregue para a Assembleia Legislativa de Roraima.  “Após isso, vai virar lei e volta para a sanção governamental até o dia 15 de dezembro. Aí a gente terá um documento que com certeza vai contribuir para o desenvolvimento do Estado”, frisou Alessandra Hallem. (M.L)