Cotidiano

Fórum promove colaboração entre Governo e sociedade organizada

Evento acontece a partir das 19h de hoje, 29, no auditório do CAF, na UFRR

Terá início nesta quarta-feira, 29, a partir das 19h, no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), a etapa estadual do 3º Fórum de Desenvolvimento Sustentável de Roraima.

O projeto chamado “Planejando com o Povo” já teve início em outros cinco municípios do Estado e será iniciado na Capital hoje a noite, com uma solenidade de abertura com palestras da governadora Suely Campos e do secretário de planejamento, Alberto Henklain.

A programação continua, a partir das 8h, nos dias 30 e 31 de julho, no bloco II da UFRR, no Centro de Ciências Administrativas e Econômicas (Cadecon).

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan) promove a colaboração entre a sociedade civil organizada, como as associações, conselhos e sindicatos, além das instâncias governamentais federal, estadual e municipal para elaboração do plano plurianual do Estado, ou seja, um documento expresso das prioridades da administração pública, nos próximos quatro anos.

Serão onze temas principais divididos em Câmaras Temáticas: Agronegócio Empresarial; Agronegócio Familiar e Indígena; Indústria, Mineração, Comércio, Turismo e Serviços; Infraestrutura e Urbanismo; Ciência, Tecnologia e Inovação; Meio Ambiente, Planejamento e Ordenamento Territorial; Saúde; Educação, Cultura e Desporto; Segurança Pública, Justiça e Cidadania; Modernização do Estado e Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Social.

PARTICIPAÇÃO

Para participar, os interessados já podem realizar sua inscrição no site da Seplan, pelo endereço: http://www.seplan.rr.gov.br/ na seção “Planejando com o Povo” ou no dia 30, no início das atividades.

De acordo com a coordenadora de planejamento da Seplan, Alessandra Hallem, a ideia do encontro é promover, junto com a sociedade, uma discussão reflexiva.

“A gente vai discutir temas relevantes e é por isso o convite pra quem tem interesse, em participar,  por que a gente quer um ambiente pra uma troca de informações, a gente quer saber se está no caminho certo. O objetivo do fórum é chamar a sociedade, aqueles que queiram colaborar efetivamente pra momentos de reflexões. A partir daí, a gente vai validar estratégias que vão servir de referência pra um segundo momento, da elaboração do plano”.

OUTRA ETAPA

Conforme Alessandra, após o debate, haverá uma tradução das estratégias em metas. Em seguida, será elaborado um documento expresso do planejamento plurianual que será encaminhado para Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), como projeto de lei até o dia 30 de setembro. A previsão é que em 15 de dezembro, o documento retorne pra sanção da governadora.

Matéria completa na edição impressa da Folha de amanhã, 30.