Cotidiano

Franquias e microfranquias estão em processo de expansão em RR

A expectativa é de que com a inauguração dos dois shoppings que estão na Capital, ocorra um crescimento ainda maior deste setor no mercado

Embora se perceba a instalação de franquias e de microfranquias em Roraima já há algum tempo, a expansão desse nicho de mercado só começou a crescer nos últimos três anos. Foi o que informou a analista técnica da Unidade de Mercado do Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Roraima), Elissandra da Costa e Silva, consultada pela Folha.
“A perspectiva é de um crescimento acentuado em Roraima e nos demais estados da região Norte. Em especial o das microfranquias, que são investimentos de até R$ 50 mil. Mas percebe-se também a presença de franquias com investimentos maiores”, frisou.
Ela credita este crescimento à vinda dos shoppings centers para Boa Vista que é o ambiente natural das franquias, apesar de mostrar que em Boa Vista esse ambiente foge à regra e é visto ao longo da avenida Ville Roy, por exemplo, além de outras ruas comerciais.
“É o que chamamos de shopping aberto e que vem dando certo, embora tenhamos casos em que o fraqueador teve que vir a Boa Vista para analisar o local justamente por não estar dentro de um shopping e ver quais as garantias que tinha”, comentou, analisando que com a estrutura dos shoppings e as lojas âncoras a tendência é aumentar ainda mais a procura por novas franquias em Roraima, como também para as empresas que não são franquias mas que se enquadram neste ritmo de crescimento.
Segundo Elissandra, uma pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising) aponta que as microfranquias estão ganhando espaço nas regiões Norte e Nordeste. Em Roraima, a analista informou que a procura por informações no Sebrae é muito grande. Embora não tenha apresentado números estatísticos.
“Por ser um empreendimento profissionalizado, as pessoas que pretendem entrar neste ramo têm recursos e querem investir. Elas nos procuram por ter receio do risco e fazemos a orientação, colocando nossos consultores para fazer o atendimento”, explicou.
Entre os setores mais procurados para a abertura de novos negócios, estão o de alimentação e vestuário. “Fornecemos todo material que temos como pesquisa de mercado e consultoria para se ver a importância de uma boa seleção e de controle financeiro”, informou. (R.R)
É importante conhecer o mercado para não correr riscos
A analista Elissandra da Costa e Silva alerta aos futuros empresários ou proprietários de franquias quanto aos cuidados que devem tomar antes de entrar no negócio e dá dicas para não correrem riscos.
“Todos devem ter os mesmos cuidados ao abrir um negócio e fazer levantamentos que vão subsidiar informações que vão amenizar os riscos, como conhecer o mercado, público alvo, fazer uma pesquisa sobre o tipo de produto e o retorno que poder ter”, disse.
Ela ressalta que a diferença entre abrir um negócio e candidatar-se a uma franquia, é que geralmente o fraqueador, por já ter experiência de mercado, já apresenta uma linha de negócio. “A franquia é um modelo de negócio já definido, profissionalizado, com capacitação de pessoas e controle financeiro. Muitos até fazem uma pesquisa in-loco antes de fechar o negócio”, explicou.
Outro ponto destacado por Elissandra foi quanto à mudança de comportamento que os shoppings podem trazer para os demais comerciantes de Roraima para se manter no mercado.
“Tem que haver dedicação e capacitação do pessoal que vai te representar e atender ao cliente, em especial para quem tem comércio próximo aos shoppings, que terão que apresentar uma mudança de comportamento ou então vão ficar fora do contexto, podem sofrer para se manter no mercado”, alertou, referindo-se ao fluxo de pessoas que deve aumentar em frente a estes estabelecimentos. (R.R)             
Dez importantes dicas para abrir uma franquia
1. Identificar-se com o tipo de negócio – Não adianta abrir uma franquia em que os produtos ou serviços não agradam ao futuro franqueado. Não basta uma marca renomada para que tudo dê certo, mas sim gostar do negócio e ter prazer em fazer parte dele.
2. Investir até 70% do capital disponível – É prudente reservar 30% do investimento para cobrir despesas pessoais. Lembre-se de que, no primeiro ano, é bem provável que a unidade franqueada não renda o que você necessita para manter o padrão de vida que leva ou pretende levar. E a queda no poder aquisitivo pode gerar até conflitos familiares.
3. Checar as franquias existentes no tipo de negócio com o que você se identifica – Procure informar-se sobre quais são as marcas disponíveis no mercado,, há quanto tempo elas existem, quantos franqueados possuem e se há locais disponíveis para abrir unidades.
4. Conversar com o franqueador e saber qual a proposta da franquia e os diferenciais em relação às concorrentes – Qual é a visão do franqueador da marca em que você escolheu investir? Aonde ele pretende chegar? O que ele tem de especial que justifique o investimento? Antes de entrar para a rede, procure conhecer bem quem ela é!
5. Ler atentamente a Circular de Oferta de Franquia – Trata-se de um documento importante e indispensável que deve reunir todas as informações relativas ao negócio. É uma exigência da lei que rege o sistema de franchising brasileiro.
6. Submeter o Contrato de Franquia à apreciação de um advogado – Vale à pena consultar um especialista antes de assinar o contrato. No entanto, eleja um profissional que conheça bem o sistema e a lei que o regula.
7. Conversar com os franqueados e checar os resultados que cada um está obtendo e o nível de satisfação com o franqueador – Quem está na rede pode auxiliá-lo a amadurecer a escolha por determinada rede. Procure saber, principalmente, como o franqueador lida com a rede no dia a dia e se ele realmente trabalha pela marca.
8. Conversar com ex-franqueados – Procure informar-se sobre a rede com quem já fez parte dela. É um contraponto que pode ser decisivo na seleção.
9. Solicitar do franqueador uma avaliação do ponto comercial – A escolha de um bom ponto comercial é decisiva para o sucesso de um negócio. Comercialmente, ele também pode ter maior poder de barganha.
10. Fazer um “test-drive” – Verifique com a franqueadora se é possível acompanhar, durante um período, o dia a dia de uma unidade franqueada ou própria. Sinta como é a operação a fim de tornar sua escolha ainda mais consciente!