Quem pretende ir à Venezuela neste final de semana, para esticar o feriado prolongado do dia 8 de dezembro, terá que buscar outra opção de turismo. No domingo vão ocorrer as eleições no país vizinho e a fronteira com o Brasil, no Município de Pacaraima, região Norte do Estado, ficará fechada por todo o domingo, dia 6.
Em Boa Vista, será feriado na terça-feira, dia 8, em comemoração ao Dia de Nossa Senhora de Conceição, considerada a padroeira da Capital do Estado. Os poderes executivos estadual e municipal, assim como a Assembleia Legislativa, declararam ponto facultativo na segunda-feira, dia 7.
Com quatro dias de folga, muitos roraimenses pretendiam ir à Santa Elena de Uairén, no Estado de Bolívar, na Venezuela, e na Ilha de Margarita, no litoral do país vizinho. Os planos tiveram que ser alterados, pois como ocorrem em todas as eleições naquela localidade, as fronteiras são fechadas.
Conforme o Consulado Venezuelano em Roraima, o fechamento ocorrerá apenas no domingo, Os estrangeiros que estiverem no país, no dia do pleito, poderão seguir viagem somente na segunda-feira, dia 7. Aqueles que estiverem com passagens marcadas para antes ou depois das eleições poderão viajar tranquilamente.
O funcionário público, Almir Santana. há anos viaja com frequência para o país vizinho. “Sempre vou à Santa Elena nos fins de semana e, quando tenho a oportunidade e mais dias de folga, vou à Ilha de Margarita, Porto Ordaz e outras localidades depois da fronteira”, disse.
Ele destacou que, neste feriadão, com a fronteira fechada, o trajeto teve que ser alterado. “Vou nesse fim de semana em Manaus visitar uns parentes e pretendo passar a segunda-feira e a terça-feira em casa descansando com a família”, pontuou.
Os planos de viagem da funcionária pública, Fernanda Silveira, também foram alterados. “Este mês estou mais folgada, pois receberei o décimo terceiro salário e queria aproveitar a grana extra para ir à Ilha de Margarita. Como não será possível irei passear pelos pontos turísticos do interior do Estado, como a Serra do Tepequém”, observou.
ELEIÇÕES – Os venezuelanos deverão eleger 167 legisladores da Assembleia Nacional (AN). A secretária adjunta da Secretária de Assuntos Internacionais do Estado, Fátima Araújo, destacou que alguns brasileiros naturalizados venezuelanos participam do processo. “Aqueles que moram lá há muitos anos votam. Agora quem está lá e pretende sair nesse dia, terá que prolongar a estadia por mais um dia”, detalhou.