Fronteira da Venezuela com o Brasil é fechada pela segunda vez em janeiro

O motivo é a realização de exercícios militares na Venezuela

Venezuelanos realizam ação militar nesta manhã, 22 (Foto: Arquivo pessoal)
Venezuelanos realizam ação militar nesta manhã, 22 (Foto: Arquivo pessoal)

A fronteira entre a Venezuela e o Brasil foi fechada na manhã desta quarta-feira (22). O motivo é a realização do “Escudo Bolivariano 2025” no país venezuelano, onde ocorre “uma operação de exercício popular, militar e policial”, segundo o ministro do Interior e da Justiça, Diosdado Cabello.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, ele informou que as atividades se estenderão até esta quinta-feira (23). Conforme o ministro, a ação é para garantir a estabilidade do país no que se refere à fronteira, os lugares estratégicos, às cidades e ao campo.

“Foram convocados todos os venezuelanos que amam este país. […] É a proteção integral da pátria, onde convergem de maneira integral forças populares, militares e policiais”, afirmou o ministro.

A 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira (1ª CIPMFron) fiscaliza a região e disse que a previsão é de que a reabertura ocorra após às 12h. Durante esse período, está suspenso o trânsito de veículos, caminhões e pedestres na região.

“A PMRR segue monitorando a área fronteiriça e quaisquer atualizações sobre a situação serão informadas oportunamente”, disse a companhia.

Vídeo: Arquivo pessoal

Esta é a segunda vez, neste mês, que a fronteira é fechada. Em 10 de janeiro, o trânsito de veículos foi suspenso de forma temporária devido à posse do terceiro mandato do presidente Nicolás Maduro.