O Índice Mundial de Qualidade do Ar classificou o ar de Boa Vista como o 15º mais contaminado e perigoso do mundo para se respirar na manhã desta terça-feira (2). A “nuvem de fumaça” provocada pelas queimadas ocorridas durante a madrugada no Estado e em países vizinhos também voltou a levar baixa visibilidade para ruas e avenidas da capital de Roraima.
LEIA MAIS
- Boa Vista recomenda máscaras em meio à fumaça intensa
- Choveu em Boa Vista, mas a fumaça continua. Por quê?
- Limpeza em placas solares deve ser redobrada por conta da fumaça
A classificação “perigoso” é a pior do índice e significa que a atual qualidade do ar pode prejudicar a saúde de toda a população com efeitos mais graves. Por isso, o índice recomenda que todos devem evitar esforços ao ar livre.
A medição é feita na categoria PM 2,5 (partículas finas com diâmetro inferior a 2,5 milésimos de milímetro). No volume de 0 a acima de 300, a classificação “perigoso” fica no parâmetro máximo. Boa Vista registra volume 352 por volta das 8h. O ranking mundial é liderado pela cidade indiana de Prayagraj, com 999.
O Selva (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental) registra, nas últimas horas, focos de queimadas em Boa Vista e cidades vizinhas.
Neste cenário, a recomendação do índice é o uso de máscaras para se proteger contra a poluição do ar, como a N95, modelo capaz de filtrar 95% das partículas finas de poluição.