Cotidiano

Funcionários da Caixa anunciam greve em Roraima

Paralisações ocorem em todo o país a partir de terça-feira (27)

O Sindicato dos Bancários de Roraima confirmou a greve de funcionários da Caixa Econômica para esta terça-feira (27) em Roraima. A paralisação será por 24 horas e deve abranger toda a operação das agências, além dos funcionários em home office, que também estão sendo orientados a paralisar atividades ao longo do dia. A ação ocorre em todo país.

Ainda assim, a entidade afirma que as operações feitas pela internet continuarão funcionando, ainda que de forma reduzida, para atender os beneficiários do auxílio emergencial e de outros serviços. O sindicato está reivindicando o cancelamento da abertura de capital da Caixa Seguridade, que está marcada para a próxima quinta-feira (29). 

“Considerando que até o momento as razões motivaram a referida deliberação persistem, o Sindicato comunica que a partir das 00h00 até as 23h59 do dia 27 de abril, os bancários da Caixa Econômica Federal lotados nesse sindicato terão suas atividades paralisadas” informou. 

Os trabalhadores protocolaram uma denúncia na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no último dia 20, apontando irregularidades na operação que prevê a venda de 15% das ações de um dos braços do banco estatal. 

CONTRATAÇÕES E VACINAS – Além do cancelamento da venda das ações, o sindicato também reivindica a urgente contratação dos funcionários que passaram em concurso público promovido pelo banco em 2014 e que não foram chamados pela empresa. 

O sindicato afirma que 20 funcionários da Caixa morreram nos dois primeiros meses deste ano de Covid-19, superando os 18 óbitos no ano passado inteiro. Pelo aumento da exposição, em especial por conta do aumento do fluxo de clientes nas agências para resgate do auxílio emergencial, o sindicato pede que os funcionários sejam incluídos entre os grupos prioritários no Plano Nacional de Imunização.

OUTRO LADO – Em nota, a Caixa Econômica Federal informou que está dialogando com os representantes dos sindicatos.

Confira a nota na íntegra:

“A Caixa está realizando a maior operação de pagamento de benefícios sociais da história, com liberação do Auxílio Emergencial e Bolsa Família, além da prestação de diversos serviços essenciais. Cabe destacar que milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade serão atendidos na rede de varejo da Caixa ao longo desta semana. Por fim, a Caixa reforça que participa de mesa permanente de negociação com as representações sindicais”.

Leia mais: 

Caixa antecipa em 15 dias calendário de saques do auxílio – Folha de…