Cotidiano

Funcionários denunciam problemas na rede elétrica 

Salas muito quentes comprometeram os atendimentos, que passaram a acontecer até nos corredores

Há quase dois meses, funcionários e pacientes do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) estão sofrendo com os problemas na refrigeração da área de emergência da unidade. Um grupo de técnicos em enfermagem procurou a Folha para denunciar a situação e solicitar que haja melhorias o mais breve possível.

Eles relatam que a rede elétrica do local é instável, o que faz com que tenha muitas quedas de energia ou de fases em alguns ambientes. 

“Isso acontece todos os dias. Os técnicos [eletricistas] dizem que a rede não suporta e quando ligam as centrais de ar, fica sem energia. Um deles até me falou que não depende dele para resolver e que para arrumar teria um custo de R$ 18 mil”, reclamou o funcionário que não quis se identificar.

Com o calor intenso, os funcionários precisam deslocar as gestantes para outras salas e até para o corredor da unidade de saúde, o que não resolve o problema, pois algumas até chegam a passar mal. 

“Em todo o bloco cai a fase [de energia]. Aí esquenta e um técnico vai e liga um disjuntor para poder suportar. Fica nessa bagunça. A diretoria diz que não depende dele, mas de recursos financeiros para resolver. Não dão um posicionamento de quando e se vão arrumar”, lamentou.

Por causa da falta de estrutura, as pacientes reclamam do calor e também de terem que ir para o corredor.

“O atendimento fica totalmente comprometido. Quando fica muito quente na sala de atendimento médico, até param de atender as pessoas”, completou um dos funcionários.

OUTRO LADO – Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que a sobrecarga no atendimento do Hospital Materno-Infantil (HMI) está refletindo diretamente na demanda de energia elétrica na unidade. 

“Com a instabilidade no fornecimento de energia no Estado, de uma maneira geral, a utilização dos geradores é cada vez mais frequente. Porém, o problema já foi resolvido quarta-feira, 3”, relatou.

A nota ressaltou que os geradores da unidade estão em pleno funcionamento. O HMI está trabalhando para resolver problemas estruturais que há décadas afetam a unidade. Há uma equipe de suporte que atua 24 horas por dia para resolver eventuais problemas como o ocorrido.