Cotidiano

Fundo vai ofertar 93 mil vagas para financiamento estudantil

Com isso, o aporte financeiro do Ministério da Educação (MEC) será de R$500 milhões para viabilizar as vagas

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vai oferecer 93 mil vagas em 2021. Com isso, o aporte financeiro do Ministério da Educação (MEC) será de R$500 milhões para viabilizar as vagas.

Esses números estão no Plano Trienal do Fundo de Financiamento Estudantil, publicado no último dia de dezembro, que traz a previsão para os próximos três anos. Durante o período, serão ofertadas, no total, 279 mil vagas.

O período de inscrições para o processo seletivo do Fies para o 1º semestre de 2021 é do dia 26 de janeiro até as 23h59 do dia 29 de janeiro. O resultado será divulgado no dia 2 de fevereiro. Para os pré-selecionados em chamada única, o prazo para complementar a inscrição é de 3 a 5 de fevereiro.

Aqueles candidatos não pré-selecionados na chamada única do Fies podem disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. Todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos na lista de espera. A convocação por meio da lista de espera ocorrerá de 3 de fevereiro até o dia 18 de março de 2021.

O Fies é o programa do governo federal que tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).