Cotidiano

Garoto pede calça de presente de Natal

Estudante Tiago Sousa deseja ganhar brinquedo de presente, mas a prioridade dele é ter roupas para vestir

Entre as centenas de cartinhas enviadas ao Papai Noel dos Correios está a do estudante Tiago Sousa Soares, de 13 anos. O pedido que ele fez pode parecer banal para muitos, mas para ele tem muita importância. Ele quer ganhar de presente uma calça, pois não tem nenhuma.
“Quando quero sair, não tenho nenhuma calça para vestir. Como não tenho condições de comprar uma, pedi na cartinha”, disse. Para o garoto, roupas são mais importantes que brinquedos. “Um brinquedo quebra fácil e não dura tanto. E também são muito caros. É claro que gostaria de ganhar um, mas prefiro pedir o que eu realmente preciso, que são roupas”, disse.
Ele está no 3º ano do ensino fundamental e estuda no período vespertino na Escola Municipal Rujane Severiano dos Santos, no bairro Alvorada, zona Leste. Conforme as professoras, ele é um aluno comportado e com boas notas. “Ele nunca deu trabalho na sala de aula, é um aluno aplicado e exemplo para os demais”, disse uma delas.
O menino mora com a mãe e dois irmãos de 20 e 22 anos. Ele relatou que a mãe, que é dona de casa, não tem condições de comprar presentes no Natal. “Meus irmãos que pagam as contas em casa e nem sempre sobra dinheiro. Por isso, nem todo Natal eu ganho presente”, disse.
CAMPANHA – Realizada há 13 anos em Roraima, a campanha Papai Noel do Correios iniciou no dia 13. O objetivo é atender aos pedidos de crianças de comunidades carentes que não têm condições de ganhar brinquedos de seus pais nesta época do ano.
Conforme os Correios, mais de 700 cartinhas já foram cadastradas, mas a criança que deseja participar têm até amanhã para fazer o pedido. Diariamente a Folha está divulgando algumas cartas como forma de difundir a campanha.
A campanha já é realizada há mais de 20 anos nos demais estados do país. Podem participar crianças com até 10 anos de idade que estejam cursando até o 5º ano do ensino fundamental. As crianças interessadas podem entregar as cartas na unidade central, localizada na Praça do Centro Cívico.
ADOÇÃO – Quem deseja adotar uma carta pode comparecer à unidade dos Correios, que fica aberta das 8h às 12h e das 14h às 17h30. Os presentes devem ser entregues até o dia 9 de dezembro. Por segurança, a empresa não revela o endereço das crianças para os padrinhos entregarem os presentes pessoalmente. Quem quiser colaborar com a campanha deve escolher quantas cartinhas quiser e levar os presentes para a agência central dos Correios.
 Até o Natal, os presentes devem chegar às mãos dos destinatários. A meta para este ano é atender duas mil crianças, sendo 900 alunas da Escola Municipal Rujane Severiano dos Santos. (I.S)