As gêmeas Elis e Eloá, de 1 ano e 7 meses, foram diagnosticadas com a síndrome de progéria de Hutchinson-Gilford, que causa envelhecimento precoce, afetando o desenvolvimento. A família foi procurada por uma página do instagram chamada “razões para acreditar”, com o propósito de fazer uma vaquinha virtual para custear tratamentos médicos das irmãs. A meta de R $150 mil foi batida em menos de 24h.
O irmão das gêmeas, Guilherme Lima, de 20 anos, conta que a ideia da vaquinha surgiu de uma necessidade da família, já que a mãe, Elismar Lima, precisou largar o emprego para se dedicar à saúde das filhas, e o único que trabalha na casa é ele. O pai delas abandonou Elismar quando soube da doença.
Elis e Eloá moram com a mãe e os irmãos em um cômodo dividido entre cozinha e quarto, então além dos medicamentos e tratamentos, a família pensa em fazer manutenções na estrutura da casa, como forma de proporcionar mais conforto às meninas, é o que diz Guilherme.
“O objetivo principal era comprar medicamentos e realizar os tratamentos que não podem ser feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas como a meta foi atingida, também vamos incluir esse conforto na casa”, falou.
A história de Elis e Eloá
Elismar Lima, conta que por volta dos 4 meses de vida, começou a identificar sinais físicos de que havia algo errado com o desenvolvimento delas. “Eu imaginava que tinha algo errado porque elas nasceram muito pequenininhas, o nariz era muito pequeno[…] Mas fora isso, elas sofriam com queda de cabelo e enrugamento da pele que deixava bem ressecado”, contou.
A mãe relata que no começo nenhum médico conseguia dizer ao certo o que elas tinham, mas que depois de vários exames e consultas com diversos especialistas, descobrirem que elas podem ser as primeiras gêmeas do mundo a serem diagnosticadas com a síndrome Hutchinson-Gilford, também conhecida como progéria, um distúrbio genético que faz com que as crianças envelheçam rapidamente.
Apesar das dificuldades, Elismar diz que as meninas são ‘sapecas’ e passam o dia brincando, como qualquer outra criança. “As pessoas ficam impressionadas, porque acham que elas não fazem nada, que ficam só deitadas… Na verdade, elas são muito inteligentes e espertas, passam o dia brincando e brigando”, falou rindo enquanto lembrava de alguns momentos das gêmeas.