DENÚNCIA

Gestantes em trabalho de parto aguardam cesária em poltronas na maternidade

A irmã de uma gestante diz que ela está na lista de espera para fazer cesariana, desde terça-feira, 15. 

Segundo a denúncia, uma gestante caiu desta cadeira. (Foto: Arquivo Pessoal)
Segundo a denúncia, uma gestante caiu desta cadeira. (Foto: Arquivo Pessoal)

A familiar de uma gestante denuncia que pacientes da maternidade Nossa Senhora de Nazareth estão dormindo em poltronas, que em maioria estão quebradas. Segundo o relato cedido à FolhaBV, uma gestante teria caído de uma das poltronas. 

Além disso, o relato também aponta a demora no atendimento às gestantes. A irmã de uma gestante diz que ela está na lista de espera para fazer cesariana, desde terça-feira, 15. 

Para saber o porque da demora no procedimento, a irmã da gestante entrou em contato com a direção da maternidade, que justificou que não há médicos suficientes para atender a demanda populacional. Após isso, o cunhado da gestante entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (SESAU), mas não teria obtido resultados. 

“Isso é desumano com a população que paga imposto para termos saúde e educação com qualidade, mas não vemos isso. Nós só queremos atendimento com qualidade. Se tem poucos médicos, que contratem mais!”, disse a denunciante no relato. 

A FolhaBV entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para saber o posicionamento sobre as denúncias realizadas.

Em nota, informou que a gestante, irmã da denunciante, segue sendo acompanhada pela equipe multiprofissional do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, com quadro clínico estável, sem contrações e critério para procedimento eletivo no momento.

De acordo com a Direção Geral da Unidade, os protocolos que estão sendo adotados na paciente seguem as orientações preconizadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), com avaliação frequente do quadro de saúde da mãe e do feto.

Além disso, também ressaltou que a Maternidade é uma unidade de urgência e emergência, sempre priorizando o atendimento de casos mais graves.

Sobre as reclamações relacionadas à disponibilidade de poltronas, a Sesau esclareceu que foram adquiridas novas poltronas e a substituição deve ocorrer nos próximos dias.

Leia a nota na íntegra: 

A Secretaria de Saúde informa que a paciente Rosineia da Silva Oliveira segue sendo acompanhada pela equipe multiprofissional do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, com quadro clínico estável, sem contrações e critério para procedimento eletivo no momento.

De acordo com a Direção Geral da Unidade, os protocolos que estão sendo adotados na paciente seguem as orientações preconizadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), com avaliação frequente do quadro de saúde da mãe e do feto.

Vale ressaltar ainda que a Maternidade é uma unidade de urgência e emergência, sempre priorizando o atendimento de casos mais graves. A atual gestão também tem se empenhado para atender à crescente demanda do Estado da melhor maneira possível.

Sobre as reclamações relacionadas à disponibilidade de poltronas, a Sesau esclarece que foram adquiridas novas poltronas e a substituição deve ocorrer nos próximos dias.