
A edição deste ano da Gincana de Boas-Vindas do Centro Universitário Estácio da Amazônia encerrou neste final de semana com desafios e solidariedade. O evento, que teve como tema “Povos Originários”, reuniu calouros e veteranos em uma série de provas esportivas, culturais e sociais, promovendo a união entre os cursos da instituição.
O sábado foi marcado por atividades como Trote Solidário, competições esportivas e a premiação. O destaque foi a arrecadação de 3.358 pacotes de absorventes, que serão destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade, evidenciando o compromisso social da Estácio da Amazônia.
Para a pró-reitora de Extensão, professora Fabiana Rikils, a gincana superou todas as expectativas. “A Gincana foi um verdadeiro sucesso, e isso só foi possível graças ao empenho, comprometimento e espírito de união de nossos alunos, juntamente com os professores. Eles mostraram garra, trabalho em equipe e, acima de tudo, solidariedade. Nosso Trote Solidário foi um exemplo de como pequenas ações podem gerar um grande impacto. Mais do que uma competição, a gincana é sobre integração, aprendizado e construção de laços que fortalecem nossa comunidade acadêmica”, ressaltou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A grande campeã da edição 2025 foi a equipe “Makunaima”, que apresentou a mascote Cruviana, inspirada no vento frio da madrugada, enraizado na mitologia Makuxi. “Assim como a brisa fria que anuncia o amanhecer, Cruviana personifica a força enigmática e sedutora da natureza de Roraima, carregando consigo a rica herança cultural dos povos originários”, destacou Micaelly Lima, do curso de Fisioterapia, representante da equipe campeã.
Outro momento especial foi a eleição de Miss e Mister Estácio 2025. O título ficou com Mônica Gabrielly Araújo Lira, do curso de Nutrição, e Luan Emerson dos Santos, do curso de Fisioterapia, ambos da equipe Makunaima.
“Com uma programação diversificada, a Gincana de Boas-Vindas da Estácio reafirma nosso papel de integrar e fortalecer os laços entre acadêmicos, promovendo não apenas competição, mas também solidariedade, cultura e aprendizado”, destaca a reitora da instituição, Brena Lages, lembrando que o Trote Solidário continua até o dia 25 de abril.
Além dos alunos da Estácio, a campanha é aberta para toda a comunidade interessada em ajudar. As doações dos absorventes podem ser entregues diretamente na Estácio, e em cinco instituições parceiras da campanha: Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Sebrae Roraima, Assembleia Legislativa, OAB Roraima e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima (Faperr).
A comunidade externa também pode fazer doações em dinheiro para a campanha, por meio do link: https://eu.ajudei.org/institutoyduqs/adote/site. A professora Fabiana explica que a cada 16 unidades de absorventes doadas equivalem a “adotar um ciclo”, “garantindo que uma pessoa tenha acesso a produtos menstruais por um mês”.
“A campanha ‘Adote um Ciclo’ busca não apenas arrecadar absorventes, mas também conscientizar nossos alunos e a sociedade sobre a importância de garantir dignidade menstrual e oportunidades educacionais para todas”, completa.