Cotidiano

Golpes vem sendo aplicados em pagamentos via boleto

Criminosos exploram a boa-fé da população por meio de telefonemas, e-mails e até via WhatsApp

O boleto bancário é a forma de pagamento utilizada por cerca de 75% dos brasileiros, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Mas essa modalidade se tornou alvo fácil para criminosos. Por isso, o Procon Boa Vista reuniu algumas dicas para evitar que consumidores caiam neste tipo de armadilha.

De acordo com a secretária executiva de Defesa do Consumidor do Município de Boa Vista, Sabrina Tricot, o golpe consiste na falsificação de boletos de cobrança pagos que vão parar direto na conta bancária de criminosos. Os estelionatários utilizam diversas artimanhas para atrair suas vítimas, como envio de faturas, e-mails falsos e até cobranças por meio de chamadas telefônicas, WhatsApp ou mensagens de texto.

“Os golpistas são capazes de manipular o código de barras do documento e até criar páginas falsas na internet para download da fatura. Mas esses boletos falsos possuem características identificáveis, como erros de português, de formatação e até dígitos finais do valor da fatura divergentes”, explicou.

O servidor público Marcílio Barbosa Ribeiro escapou de ser mais uma das muitas vítimas dos golpistas. Isso porque, no ato de um pagamento online, ele logo percebeu algumas características estranhas no boleto.

“Achei estranho a diferença entre o código de barras no boleto e o da leitura do documento. O sistema bancário não conseguiu fazer a leitura. Só haviam dois dígitos iguais e o restante diferente. Fiz o print da tela do celular e não paguei mais o boleto, cujo valor bem alto”, disse ele.

Como se proteger e reconhecer um boleto falso?

A primeira dica é sempre conferir todos os dados do boleto, observar se o logo e o nome do banco são iguais, ambos localizados no topo do boleto, lado esquerdo do documento. E se o documento possui nome do emissor e nome do banco e, ainda, se os dois correspondem ao mesmo banco.

Em seguida, é preciso checar se o número do banco possui cadastro junto ao Banco Central e, caso afirmativo, se é o mesmo do boleto a ser pago. Outra dica importante é observar se consta o nome da loja no documento. Essa informação fica na área de “Cedente”, que deverá possuir o nome da loja onde a compra foi feita.

Outra importante observação é a linha digitável, que são os números que aparecem logo acima do código de barras. Deve-se observar se os três primeiros caracteres fazem referência ao número do banco previsto para receber o dinheiro e se o valor escrito no boleto do pagamento está entre os últimos números da linha, incluindo os centavos.

A autenticidade do boleto pode ser checada no call center do banco ou da empresa, fonte mais segura para o consumidor ter certeza que o boleto não foi enviado por um criminoso.

“Por isso é importante confirmar, todas as vezes, ao receber um e-mail ou tiver dúvidas sobre sua veracidade a emissão do boleto junto ao banco ou empresa que supostamente gerou o documento”, comentou Sabrina.

No caso de compras online, sempre que possível, o consumidor deve evitar pagamentos por boletos e dar preferências às plataformas que proporcionam maior segurança nas transações, já que atuam como intermediárias e podem ser acionadas se algo der errado.

Para eventual recuperação do dinheiro, caso a conta bancária tenha sido utilizada, com a utilização do CPF ou CNPJ de um terceiro, o Procon Boa Vista orienta entrar em contato com a Polícia Civil mais próxima para registro de boletim de ocorrência.

A intenção do registro da ocorrência é para eventual abertura de inquérito policial e investigação da conta. O suposto golpe deve ser comunicado ao serviço de atendimento ao cliente (SAC) do banco destinatário  ou loja destinatária, o qual foi feito o pagamento. Há casos em que o atendente pode fazer um bloqueio preventivo dos valores, ou seja, antes do valor chegar às mãos dos golpistas.

Pagamento por engano – Nos casos de pagamento de boleto por engano ou sem querer, a solução é entrar em contato com a empresa e com seu banco para pedir o cancelamento. Se o pagamento foi agendado, é possível interromper o pagamento no próprio internet banking ou entrando em contato com o SAC do banco.

Pagamentos em Duplicidade – O próprio beneficiário pode reconhecer essa operação dupla e fazer o estorno automático do valor. Há casos que será necessário entrar em contato com a empresa destinatária para solicitar a devolução do dinheiro.

Conforme o Procon Boa Vista os bancos ou lojas, emissores do boleto, são responsáveis por oferecer um ambiente seguro para transações financeiras. Sabrina esclarece que as instituições se tornam culpadas pela falha na prestação de serviço e ressarcem o valor pago no boleto falso ao consumidor, salvo nos casos em que a culpa foi exclusiva do consumidor ou de terceiros.

“O pagamento de um boleto falso nem sempre significa dinheiro perdido. É necessário descobrir o que aconteceu para não correr o risco de sair no prejuízo”, informou Sabrina.

O consumidor que necessitar obter mais informações poderá solicitá-las por e-mail [email protected] , no Portal do Cidadão da Prefeitura de Boa Vista http://portalcidadao.prefeitura.boavista.br/ ou pelos telefones: (95) 98400-4997, (95) 98400-5720, (95) 98400-3101 e (95) 98400-4627, no período de 8h às 14h.