ALERTA 🚨

Golpistas utilizam nome dos Correios para extorquir consumidores

Criminosos aproveitam a alta das compras online e mudanças em impostos para aplicar golpes de phishing por SMS, fingindo ser os Correios.

Correios orienta que links não sejam abertos — Foto: Reprodução/Internet
Correios orienta que links não sejam abertos — Foto: Reprodução/Internet

As compras por lojas online estão em alta há bastante tempo no Brasil, com muitos usuários aguardando ansiosamente a entrega de encomendas em casa. No entanto, essa empolgação tem sido uma oportunidade para golpistas em plataformas digitais.

Nas últimas semanas, uma nova onda de um golpe antigo voltou a circular no país. Desde o mês de julho, são muitos os relatos nas redes sociais de pessoas que receberam mensagens SMS sobre supostas encomendas.

O golpe envolve uma mensagem SMS enviada como se fosse pelos Correios. Utilizando um serviço de disparo instantâneo com poucos dígitos no número de telefone, a mensagem é objetiva, indicando que o destinatário tem uma encomenda parada pela Receita Federal ou que foi taxada e precisa de um pagamento de tributos para prosseguir até a entrega.

Exemplo de mensagem que golpistas usam para extorquir consumidores — Reprodução/Tecmundo

Em seguida, a mensagem traz um endereço para clicar e acertar as contas. Normalmente, os links incluem sites de nome genérico e inexistente, como “novorastreioonline”, “taxas correiobrasil” e “correiostaxas.app”.

O momento é propício para esse tipo de golpe, considerando as recentes promoções, como o Prime Day da Amazon, e os últimos dias de compras de sites chineses sem novos impostos aplicados pelo Governo Federal. A falta de informação sobre como será cobrada essa nova taxa é explorada pelos golpistas, que se passam por serviços dos Correios para aplicar golpes financeiros.

Ao clicar no link, os relatos indicam que os usuários são direcionados a uma página que simula o site dos Correios, solicitando um pagamento via Pix. Essa cobrança é falsa, e o dinheiro vai para os golpistas. Além disso, as páginas podem solicitar dados pessoais ou iniciar downloads, que podem resultar na instalação de malwares, embora isso não pareça ser o caso predominante.

O golpe é provavelmente uma campanha de phishing orquestrada por algum grupo criminoso. Relatos em redes sociais, como o X (antigo Twitter), mostram que muitos brasileiros foram atingidos pelas mensagens.

A principal recomendação é não confiar em mensagens SMS, uma forma de comunicação considerada defasada e insegura. Renato, especialista em segurança digital, detalha que serviços de envio de SMS online gratuitos pedem somente o número da vítima e a mensagem antes de fazer os envios.

O que fazer para evitar?

Ao receber um recado desses no celular, é aconselhável evitar clicar em links e desconfiar de URLs potencialmente falsas. A estatal Correios informou que acionou a Polícia Federal “assim que tiveram conhecimento das tentativas de golpe”. A empresa reforça que não entra em contato por WhatsApp com os clientes e orienta a usar sempre o site oficial dos Correios e os perfis oficiais nas redes sociais. Dúvidas sobre entregas internacionais podem ser tiradas pelo portal Minhas Importações ou no app oficial para dispositivos móveis.

Leia a Folha Impressa de hoje