O portal Gov.br se tornou essencial para os cidadãos brasileiros, facilitando o acesso a diversos serviços públicos. Mas você sabia que existem diferentes níveis de conta no Gov.br e que isso impacta diretamente os serviços que você pode acessar? Confira as diferenças entre os níveis Bronze, Prata e Ouro e como você pode aumentar o nível da sua conta para ter acesso a mais benefícios.
Níveis de conta no Gov.br
- Bronze: nível básico, obtido após o cadastro no site. Permite acessar serviços básicos, como consultar CPF, CNH, dados do SUS e certificado de vacinação.
- Prata: nível intermediário, com maior segurança e acesso a serviços como assinatura eletrônica e visualização de documentos digitais. Para atingir este nível, é necessário validar seus dados por biometria facial, Internet Banking de bancos credenciados ou cadastro no Sigepe (para servidores públicos).
- Ouro: nível mais alto, com o maior grau de segurança e acesso a todos os serviços do Gov.br, incluindo certificado digital. Para atingir este nível, é necessário validar seus dados por biometria facial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou possuir certificado digital compatível com a ICP-Brasil.
Como aumentar o nível da sua conta
Para aumentar o nível da sua conta no Gov.br, siga estes passos:
- Acesse o site Gov.br e faça login na sua conta.
- Clique em “Privacidade” na lateral esquerda.
- Selecione “Gerenciar lista de selos de confiabilidade”.
- Clique no botão azul “Autorizar”.
- Na página seguinte, você verá as confiabilidades que já possui e as instruções para adquirir as necessárias para atingir os níveis Prata e Ouro.
Benefícios de ter uma conta Prata ou Ouro
Com uma conta Prata ou Ouro, você tem acesso a uma gama maior de serviços e funcionalidades no Gov.br, como:
- Consultar e compartilhar documentos digitais: carteira de trabalho digital, certidão de nascimento, etc.
- Assinar documentos eletronicamente: com validade jurídica.
- Acessar serviços que exigem maior segurança: como o portal Consumidor.gov.br para renegociar dívidas com bancos.
- Utilizar a biometria facial para autenticar em diversos serviços.
- Ter acesso ao certificado digital.