Cotidiano

Governador garante que segurança na Pamc será reforçada

Uma das medidas empregadas será o reparo em pontos das muralhas, nas regiões facilmente utilizadas por reeducandos para escalação. Além disso, buracos serão tapados e as cercas serão reparadas e eletrificadas

O governador Chico Rodrigues esteve reunido até às 22h desta terça-feira (25) com os principais representantes das forças de segurança pública do Estado, para definir um plano de ações que assegure a paz e a tranquilidade da população até o último dia de sua gestão. A medida tem o intuito de evitar novas fugas no sistema penitenciário como a que ocorreu há dois dias, tendo 10 reeducandos foragidos, três deles já recapturados.
Na reunião participaram o secretário da Segurança Pública, cel Amadeu Soares; o secretário da Justiça e Cidadania, Natanael Nascimento; o comandante geral da Polícia Militar, cel Dagoberto Gonçalves; o diretor da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo, subtenente Henrique Della Roque; o diretor do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), cel Magalhães Damasceno, além do promotor de Justiça, Carlos Paixão e dois representantes da Força Nacional de Segurança (FNS).
O governador determinou prioridade máxima na segurança da população. Para isso, medidas serão tomadas no sistema prisional, tendo como ponto de partida a Penitenciária Agrícola que passará por uma série de adequações para evitar a ocorrência de novas fugas.
Uma das medidas empregadas será o reparo em pontos das muralhas, nas regiões facilmente utilizadas por reeducandos para escalação. Além disso, buracos serão tapados e as cercas serão reparadas e posteriormente eletrificadas.
Outra medida a ser tomada será a destruição de banheiros desativados nas proximidades das muralhas, que facilitavam a fuga de reeducandos. Será dada prioridade também à construção dos alojamentos dos agentes penitenciários e reforma na carceragem e na Ala 01, onde ficam alojados os presos acusados de crimes de estupro. O governador também pediu bom senso aos agentes penitenciários, uma vez que o trabalho deles requer grande responsabilidade e assim executem suas funções com prudência e determinação. 
“Todos os envolvidos neste processo de garantia da segurança pública são fundamentais. O nosso dever é garantir a segurança e a tranqüilidade a população e vamos fazer isso até o último dia do nosso governo. Daí a importância do trabalho e da dedicação de todas as pessoas envolvidas”, destacou o governador.
Fonte: Secom