Cotidiano

Governadora pede apoio à bancada federal para agilizar questão fundiária em Brasília

A convite da governadora Suely Campos (PP), a bancada federal de Roraima esteve reunida na tarde de ontem, 11, no Palácio Senador Hélio Campos. O objetivo do governo estadual foi pedir apoio para a conclusão do processo de transferência das terras da União para o Estado, tendo em vista que, com a participação de Roraima na Câmara Técnica de Destinação e Regularização de Terras Públicas Federais na Amazônia Legal, cerca de 90% dos pontos estipulados no Decreto 6.754/2009, já foram acordados, estando pendente apenas a criação da Unidade de Conservação Lavrado.

Participaram do encontro os senadores Telmário Mota (PDT) e Ângela Portela (PT), além dos deputados federais Abel Galinha (PDT), Jhonatan de Jesus (PRB), Carlos Andrade (PHS) e Remídio Monai (PR). Eles acompanharam uma apresentação do secretário estadual de Planejamento, Alexandre Henklain, que abordou ainda outros pontos cruciais para o desenvolvimento de Roraima, como a questão energética com a conclusão do Linhão de Tucuruí, e logística, com a criação de uma aduana brasileira no Porto de La Guanta, na Venezuela, para escoamento da produção.

Suely Campos enfatizou que, com o apoio e união de esforços com a bancada federal, Roraima ganha forças para dar celeridade a essas questões junto ao Governo Federal. “Quero que me ajudem nessa empreitada da questão fundiária em Brasília. Já avançamos com as questões técnicas, agora precisamos avançar também nas questões políticas, por isso conto com essa união de forças”.

O coordenador da bancada de Roraima em Brasília, deputado Abel Galinha, representou o sentimento geral de apoio e união da bancada para avançar em questões cruciais para o estado. “Temos buscando constantemente entendimento com órgãos federais sobre questões essenciais, como fundiária e energética. Se a bancada não se unir, ficaremos muito longe de atingir nossos objetivos”, pontuou.