Cotidiano

Governo anuncia apoio para construção de cidade cenográfica em Mucajaí

Objetivo é ampliar o evento para alavancar o turismo no Estado, recebendo visitantes de Manaus, Venezuela e Guiana

Após participar da 33ª edição Encenação da Paixão de Cristo do município de Mucajaí, ocorrida na noite da última sexta-feira, 3, a governadora Suely Campos anunciou apoio na construção da Cidade Cenográfica, local permanente para a realização do evento.

“Temos aqui uma obra que está em andamento e que o prefeito Josué Jesus pretende finalizá-la no próximo ano. Uma estrutura bonita, adequada e permanente para que aconteça o evento, e nós vamos ajudar”, declarou a governadora.

Suely disse também que a Paixão de Cristo faz parte do calendário cultural de Roraima e tem grande importância para alavancar o turismo no estado.

“Vamos incrementar para que venham visitantes de Manaus, da Venezuela, da Guiana, porque é um evento que traz divisas para o município. É um evento que vale apena ver”, comentou.

Ela também frisou a importância das parcerias com os municípios e disse que o novo Governo reconhece as dificuldades, estando aberto para ajudá-los.

O secretário de Cultura, Marcos Jorge, também frisou a importância da festa para o Estado, atraindo pessoas de várias localidades, sendo necessária a parceira com o Governo do Estado para ampliar ainda mais a realização.

“É um evento que transpõe as barreiras do município de Mucajaí para todo o estado. São 33 anos de Paixão de Cristo, a mesma idade em que Cristo partiu da nossa terra. É com muita satisfação que Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura,  faz essa parceria com a Prefeitura de Mucajaí”, declarou.

Ele lembrou que há alguns anos, as igrejas, a comunidade católica e os evangélicos pediam o resgate do espírito religioso do evento.

“Durante alguns anos, o foco era na contratação de atrações nacionais, atores de renome, deixando de focar nos nossos atores locais. Agora, o foco é o artista local”, ressaltou.

O secretário-adjunto de Cultura, Esporte e Turismo de Mucajaí, Gabriel Oliveira falou da satisfação dessa edição que comemora 33 anos.

“É difícil manter a tradição, os princípios religiosos como foi pensado desde a primeira edição pelos idealizadores, o Geraldo Catocci, o José Maria, a Raimunda Plácido, entre outras pessoas que colaboraram para a concretização do evento”, destacou.

O prefeito de Mucajaí, Josué Jesus, declarou que é um orgulho promover um evento como esse que mostra o que é viver os últimos dias de Jesus Cristo, a morte e ressurreição.

“É viver esses momentos de agonia e também o momento da ressurreição, da luz, da vida, da abertura ao perdão, à solidariedade. É pensar como Jesus pensou agir como ele agiu compartilhar como ele compartilhou”, comentou.

A senadora Ângela Portela lembrou que o evento mobiliza a comunidade do município e de todo o estado.

“Tem um núcleo de pessoas junto com a Prefeitura de Mucajaí e o Governo do Estado que participa ativamente desta programação que celebra a Paixão de nosso Senhor Jesus Cristo”, disse a senadora, destacando que o evento é um momento cultural, histórico e de integração com a população.

PAIXÃO DE CRISTO

A 33ª edição da Encenação da Paixão de Cristo em Mucajaí contou com uma equipe realizadora de cerca de 350 pessoas, incluindo atores e a equipe técnica. A encenação retrata os últimos acontecimentos da vida de Jesus Cristo: paixão, morte e ressurreição.

O evento se encerra neste domingo, dia 5, com uma confraternização com todos os atores e a equipe de organização da Paixão de Cristo. Na ocasião, ocorre à premiação dos melhores atores e sorteio de brindes.

Fonte: Secom