Cotidiano

Governo anuncia nova presidência da Aderr

O médico veterinário Vicente Barreto, que já atuava no cargo de diretor de Defesa Animal do órgão, será o novo presidente da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima

Nesta sexta-feira, 25, o Governo do Estado anunciou que a governadora Suely Campos assinou decreto nomeando o médico veterinário Vicente de Paula Vasconcelos Barreto para assumir a presidência da Agência de Defesa Agropecuária (Aderr), em substituição ao agrônomo Braz de Assis Benhck. O ato será publicado no Diário Oficial do Estado que circula nesta sexta.

Conforme o Governo, a mudança é um ajuste administrativo com foco na gestão técnica da agência, “para que Roraima alcance ainda este ano o status de estado Livre de Febre Aftosa com Vacinação, medida necessária para impulsionar a pecuária na região”.

“O Vicente é servidor de carreira do Estado de Roraima desde 2004 e tem experiência em programas sanitários de saúde animal”, comentou a governadora Suely, ao agradecer o trabalho desenvolvido por Braz à frente da Aderr.

Desde janeiro, o novo presidente ocupava o cargo de diretor de Defesa Animal da Aderr. Seu substituto nessa diretoria ainda não foi definido.

AUDITORIA

Ainda este ano, Roraima receberá auditoria do Ministério da Agricultura para que o Estado possa receber o status de Livre de Febre Aftosa com Vacinação. Para que isso ocorra, o governo intensificou a campanha de vacinação este ano.

Na primeira etapa, no início do ano, a vacinação de 96% do rebanho foi notificada, a maior cobertura já registrada em Roraima. Neste sábado, 26, haverá o lançamento da segunda etapa da campanha, às 10h, na Fazenda Aracoã, localizada na RR 325, km 25, em Mucajaí. A meta é vacinar as 817 mil cabeças entre 1° e 30 de outubro.

CURRÍCULO

Vicente Barreto possui graduação em medicina veterinária pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1987). Trabalha na Aderr desde sua criação em 2008 e, antes disso, atuava no Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria Estadual de Agricultura, como médico veterinário concursado.

Na próxima semana, será empossado como fiscal agropecuário de carreira da Aderr, por ter sido aprovado no concurso público realizado pela agência.

Com informações da Secom