Cotidiano

Governo convoca professores substitutos para escolas indígenas 

Marcos Martins

Colaborador Folha

O Governo do Estado irá convocar novos professores substitutos indígenas para retorno do período letivo em Roraima. O último edital lançado convoca 78 professores do quadro reserva do processo seletivo com objetivo de suprir a necessidade das escolas estaduais indígenas nas áreas específicas e língua materna.

Conforme informações da Secretaria de Educação e Desporto (SEED), serão feitas duas chamadas com a primeira tendo 28 nomes e a segunda com 50 para professores nos municípios do Uiramutã, Normandia, Pacaraima, Cantá,  Boa Vista e região do Murupu. 

Ainda segundo a Seed, essas convocações são para suprir necessidades específicas indígenas, pois conforme a secretaria é muito comum a substituição de profissionais que acabam desistindo ou não comparecendo para assumir o cargo após os períodos letivos. A Seed informou que foram contratados 1.864

professores, sendo 1.242 indígenas e 622 não indígenas por meio de processos seletivos. Segundo o Censo Escolar de 2018, o estado de Roraima possui 260 escolas indígenas e 16.076 alunos matriculados. O período letivo inicia no dia 5 de agosto.

CONVOCAÇÃO

Conforme edital, os professores convocados devem se apresentar na próxima sexta-feira (02) no Departamento de Recursos Humanos da Seed, a partir das 8h, com os seguintes documentos: uma foto 3×4, CPF, documento de identificação com foto, registro administrativo indígena (RANI), dados bancários, PIS/PASEP.

Além desses, serão necessários também o título de eleitor, comprovante de quitação do serviço Militar (para professores do sexo masculino), comprovante de escolaridade com histórico escolar, comprovante de residência, certidão de casamento e certidão de nascimento de dependentes.

MAIS CHAMADAS

A Seed informou que ainda irá realizar mais duas convocações para professores indígenas da língua materna e professores auxiliares.