Na manhã desta segunda-feira (9), o governador Antonio Denarium assinou autorização para abertura de licitação do programa “Polícia Na Rua”, que atenderá todos os mais de 60 bairros da capital e os 14 municípios do interior.
Com a criação do programa, o governador afirmou que a expectativa é ter uma viatura em cada bairro de Boa Vista e em cada município do interior. O chefe do Executivo Estadual falou que os novos policiais militares, aprovados no último concurso, farão parte da ação. “São 400 policiais militares que estarão nas ruas, junto com as novas viaturas, fazendo o policiamento ostensivo em Roraima”.
Segundo o governo, com o programa será possível retomar destacamentos em vários municípios e comunidades. O programa será executado em conjunto com outras forças estaduais de segurança como a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), entre outros.
Além da contratação das viaturas, o governo também receberá investimento de R$ 30 milhões, oriundos de emenda parlamentar dos deputados federais Jhonatan de Jesus (Republicanos) e Shéridan (PSDB).
Logística
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Francisco Xavier, explicou que o planejamento prevê uma logística melhorada, para que policiais militares fiquem mais tempo nas ruas, no local das ocorrências, e se deslocando menos para as delegacias.
Ele afirmou ainda que as viaturas serão mais modernas e terão câmeras de monitoramento. “Os policiais estarão trabalhando com uma viatura de primeira linha, com câmera externa. Os aparelhos tecnológicos dessas viaturas vão permitir que seja feita as leituras de placas e facial, ligados ao Banco Nacional de Mandados de Prisão”, destacou Xavier