Cotidiano

Governo do Estado adere à campanha “Novembro Azul” de combate ao câncer de próstata

Intenção é chamar atenção do público masculino para a importância de fazer o exame para prevenção da doença

Como forma de lembrar à população masculina a importância de cuidar da saúde e prevenir o câncer de próstata, o Governo do Estado de Roraima aderiu à campanha Novembro Azul. No momento, o Palácio Senador Hélio Campos está iluminado na cor tema da campanha.

Segundo dados estatísticos do Laboratório Análise Patológica de Roraima (Laper) no ano de 2014 foram registrados 45 casos de câncer de próstata, em homens com idade entre 51 a 91 anos em Roraima. Neste ano, nos primeiros cinco meses (janeiro a maio) este número chega a 13 registros, em homens entre 61 a 86 anos.

E de olhos nesses números, o Governo do Estado está tendo uma atenção especial este ano com o público masculino nas ações da Caravana Saúde do Povo, que tem registrado como um dos exames mais procurados o PSA (exame da próstata). Até agora já foram realizados aproximadamente 500 exames de PSA durante as ações no Interior do estado.

AÇÕES

Para quebrar o preconceito contra a realização do exame para detecção do câncer de próstata, essa semana o Governo do Estado realizará uma série de ações com o objetivo é informar a população por meio de atividades conscientizadoras sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata, que é o segundo mais recorrente em brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele.

Serão realizadas dentre as diversas atividades programadas, palestras e ações para o rastreamento do câncer de próstata. O cronograma de ações será divulgado nesta terça-feira, dia 3 de novembro.

TRATAMENTO

A Unacon, que fica no Hospital Geral de Roraima (HGR) é a responsável pelo atendimento dos pacientes com câncer no estado. A unidade realiza cirurgias oncológicas, atendimentos médicos e consultas nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Serviço social.

Dos atendimentos médicos e consultas, a equipe realiza ainda visitas domiciliares aos pacientes em fase terminal. Para alcançar os resultados esperados, trabalha em conjunto com as diversas coordenações do HGR (terapia e suporte, serviço social, Centro de Terapia Intensiva [CTI], centro cirúrgico e emergência).

Por ser considerado um serviço específico e de alta complexidade a Unidade atende somente casos confirmados ou fortemente suspeitos de câncer, cabendo a investigação inicial às clínicas básicas.

Hoje, a Unacon, que atende em média a 30 pacientes semanais, oferece diversos tratamentos, os únicos tratamentos específicos feitos fora de domicílio são a radioterapia e transplante de medula óssea.

INDÍCE PREOCUPANTE

Diante do dado preocupante de que quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, em 2014, a projeção foi de que 12 mil morreram com câncer de próstata em função da descoberta em estágio avançado, o objetivo do Novembro Azul é promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos.

O público alvo da campanha é composto por homens a partir de 40 anos de idade e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros.

Com informações da Secom