Cotidiano

Governo do Estado busca ajuda do 6º BEC

Sem recursos para recuperar mais 8 mil quilômetros de estradas e pontes de madeira, governo estuda parceria com os militares

O Governo de Roraima e o 6º Batalhão de Engenharia e Construção (6º BEC) realizaram, na manhã de ontem, a primeira de uma série de reuniões para tratar da elaboração de um plano de ação visando recuperar estradas e vicinais do Estado. Além da governadora Suely Campos (PP) e do comandante do 6º BEC, tenente-coronel José Fernandes Filgueira, a reunião contou com a presença do secretário estadual de Planejamento (Seplan), Alexandre Henklein, e o de Infraestrutura (Seinf), Flamarion Portela.
A intenção é firmar uma parceria para realizar obras em todo o Estado. “É uma entidade que está há muito tempo aqui e que realizou muitas obras que beneficiaram o desenvolvimento do Estado. Infelizmente, nós estamos vivenciando um momento muito caótico em relação às nossas estradas, e como eles são especialistas nesse segmento, nós estamos buscando firmar essa parceria para solucionar esse problema que tanto nos preocupa atualmente”, disse a governadora, ressaltando o histórico de bons serviços realizados pelo Batalhão no Estado.
Durante a reunião, foram apresentados os estudos realizados pela Seinf, que serão analisados pelo comando do 6º BEC. Segundo Flamarion Portela, há necessidade imediata de recuperar 23 mil metros de pontes de madeira e 8.500 quilômetros de estradas e vicinais em todo o Estado. “Nesse primeiro momento, não tratamos nada em relação a orçamento, visto que o próprio Batalhão precisa fazer sua análise de viabilidade. Nós já apresentamos o relatório com todos os pontos críticos do Estado ao comando do 6º BEC. Esse, por sua vez, vai encaminhar o material para que seus superiores façam a apreciação a fim de que seja verificado o quanto será gasto nessas ações”.  
Para o comandante do 6º BEC, tenente-coronel José Fernandes Filgueira, a reaproximação do Governo do Estado com o Batalhão reflete a preocupação da gestão com os problemas enfrentados pela população. “Por algum tempo, estivemos em outros estados e agora, com essa reaproximação com o Governo do Estado, após cinco anos, a população vai poder se beneficiar dessa parceria. Hoje nós temos tropas nas cidades amazonenses de São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Listrão do Equador e Manaus. Em todas elas, são desempenhadas atividades de revitalização de estadas e pontes. Visto a relevância desse serviço para os roraimenses, nós esperamos ter respostas positivas para iniciar, o quanto antes, as benfeitorias que fazem parte das prioridades do governo”, salientou. (M.L)