O Governo do Estado decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira, 16, devido ao feriado de Carnaval, 17, e ainda na Quarta-feira de Cinzas, 18.
Durante o feriadão de Carnaval todos os serviços essenciais oferecidos pelo Estado funcionarão. Na quinta-feira, 19, o funcionamento nas repartições públicas do Governo volta ao normal.
Na área de Saúde, os casos de urgência e emergência serão atendidos nas seguintes unidades: Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão e a Policlínica Cosme e Silva.
Nos distritos policiais, o funcionando ocorrerá, seguindo escala de plantão dos funcionários para registro de Boletim de Ocorrência.
Os dois plantões centrais, Plantão Policial Especializado (PPE) e Plantão Policial Genérico (PPG), que também funcionam em regime de plantão, atuarão em casos de registro de Boletim de Ocorrência, prisões em flagrante ou de registros de TCOs (Termos Circunstanciados de Ocorrências), considerados crimes de menor potencial ofensivo.
Os telefones para acionamento da Polícia Militar (190) e para acionamento do Corpo de Bombeiros (193) permanecerão disponíveis 24 horas também para atender às demandas da população.
Na Capital serão disponibilizados uma média de 150 policiais militares por dia, durante o período de Caranaval, ou seja, a partir desta sexta-feira, dia 13 até a Terça-feira de Carnaval, dia 17.
Para o Interior, a instituição enviará 90 homens que reforçarão os trabalhos durante as festas.
O Ronda no Bairro funcionará normalmente, com reforço de mais viaturas nas ruas. O policiamento terá ainda o apoio do 1º Esquadrão Independente de Polícia Montada (Cavalaria PM), Giro (Grupamento Independente Intervenção Rápida Ostensiva) e Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), além do apoio dos policiais que atuam nos setores administrativos da instituição.
No Interior serão reforçados os policiamentos em Pacaraima, Normandia, Bonfim, Cantá, Mucajaí, Iracema, Caracaraí, Rorainópolis, São Luiz do Anauá e São João da Baliza. Em Uiramutã, Amajari, Alto Alegre e Caroebe o policiamento ordinário permanece sem alteração, tendo em vista que não haverá Baile de Carnaval nestas localidades.
Os PM’s atuarão em turmas, que farão o revezamento durante os dias de festa com escala reduzida, conforme prevê o Estatuto, de forma que todos sejam empregados no policiamento.
Além do trabalho em conjunto com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) no sentido de coibir excessos no consumo de álcool e que possa causar acidentes de trânsito no deslocamento para o interior.
TRÂNSITO
O Detran (Departamento Estadual de Trânsito), por meio da Dseg (Diretoria de Segurança de Trânsito), intensificará as ações de fiscalização e de educação no trânsito, com a finalidade de prevenir e evitar acidentes no Carnaval. As atividades já começaram nesta sexta-feira, dia 13.
Blitze volantes serão realizadas com o apoio da Polícia Militar. Nessas abordagens e em todas que serão feitas no período carnavalesco, será utilizado o bafômetro, para evitar que condutores dirijam alcoolizados, aumentando os riscos de ocorrência de acidentes fatais.
No sábado, dia 14, e no domingo, dia 15, equipes da Dseg realizarão ações educativas no Parque Anauá, onde haverá atividades de organização do tráfego na área interna do Parque e os motoristas serão orientados a evitar estacionar em locais proibidos, como calçadas e gramado.
Somado a isso, a fiscalização será intensificada, durante todo o período de Carnaval, em vários pontos da cidade, sobretudo nos locais com maior incidência de acidentes. As blitze volantes também serão feitas todos os dias e equipes de fiscalização vão trabalhar na Praça Velia Coutinho, onde ocorre festa promovida pelo Município.
Fonte: Secom-RR
Cotidiano
Governo do Estado decreta ponto facultativo na segunda e quarta-feira
Para garantir a segurança nesse feriadão instituições de policiamento e trânsito elaboraram forte esquema de trabalho