Ontem, 10, o Governo de Roraima efetuou o pagamento dos servidores da Administração Direta, referente ao mês de julho, que estava atrasado desde o dia 1º. Em relação aos funcionários da Administração Indireta, o Estado informou que está aguardando arrecadação tributária para realizar o pagamento, o que deve acontecer apenas na próxima semana.
O presidente interino do Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo de Roraima (Sintraima), Antônio Leal, disse que a categoria está descontente com o Governo do Estado e que o atraso salarial é um desrespeito ao servidor. “Sabemos que existe uma briga entre os Poderes Legislativo e Executivo e que, além disso, passamos por uma crise econômica em todo o País. No entanto, isso não pode refletir na vida dos cidadãos”, afirmou.
Segundo ele, receber o pagamento é uma necessidade humana. “Todo cidadão precisa do seu salário para sobreviver e sustentar sua família, já que o dinheiro é utilizado para comprar alimentos, remédios e pagar contas. O poder público deve ter mais consciência e ajudar a população”, complementou Leal.
OUTRO LADO – Em nota, o Governo do Estado informou, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), que os depósitos começaram a ser feitos na manhã de ontem, 10, sem parcelamento do valor, já que havia informações de que os salários não seriam pagos dentro do prazo ou que viessem parcelados. “O salário dos servidores da administração direta referente ao mês de julho de 2016 foi depositado nesta quarta-feira”, assegurou.
Conforme a nota, no dia 1º deste mês, os professores foram pagos com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “Na mesma data, a maioria dos servidores da administração indireta recebeu com recursos oriundos de arrecadação própria do órgão responsável”, informou. Este é o caso de servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Sobre o pagamento dos servidores da Administração Indireta que não receberam, o Governo do Estado afirmou que está aguardando a totalização da arrecadação de tributação própria ainda esta semana para então efetuar o pagamento da folha de pessoal dos órgãos indiretos. (B.B)