Para ajudar com a regularização do estado civil de casais que já vivem maritalmente, o Governo de Roraima lançou, na manhã de ontem, 06, o programa Caravana do Amor, que visa realizar um casamento comunitário com 300 casais. O evento deve ser realizado no dia 28 de abril deste ano, no Parque Anauá, no bairro dos Estados, zona Norte.
As inscrições para o evento são gratuitas e estão abertas a partir de hoje, 07, até o dia 17 deste mês. Os interessados devem ir até a sede da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), na Avenida Mário Homem de Melo, no bairro Mecejana, onde deverão preencher uma ficha que será encaminhada para análise.
Durante a solenidade de lançamento do programa, a governadora Suely Campos (PP) disse que a iniciativa pretende atender à crescente demanda por novos matrimônios. “Junto à Defensoria Pública, identificamos uma grande quantidade de casais que não têm como custear os gastos de um casamento. Então, o que queremos é possibilitar a essas pessoas um evento digno, uma atividade social que vai contemplar 300 casais”, disse.
A iniciativa, em parceria com os cartórios, é voltada para os casais que vivem matrimonialmente e que não têm condições de oficializar o seu casamento. Não haverá restrições em relação às uniões homoafetivas.
O tabelião do Cartório do 1º Ofício de Boa Vista, Joziel Loureiro, ressaltou que o casamento coletivo gratuito é um sonho realizado para muitas pessoas. “Resolvemos abraçar esta ideia, junto aos órgãos públicos, em prol da população. Este é o mês das mulheres, o berço do amor familiar, então precisamos formalizar estas uniões. A nossa expectativa é receber cerca de duas mil pessoas no dia do evento. Este é apenas o primeiro passo e com certeza faremos outros projetos”, destacou. (B.B)