Desintrusão

Governo Federal cria comitê para evitar a ocupação ilegal de terras indígenas

Medida foi publicada na edição desta quarta-feira (13) do “Diário Oficial da União”

Desde o início de fevereiro, policiais da Força Nacional atuam na região das Terras Indígenas Yanomami, em Roraima (Foto: Christian Braga (Greenpeace)
Desde o início de fevereiro, policiais da Força Nacional atuam na região das Terras Indígenas Yanomami, em Roraima (Foto: Christian Braga (Greenpeace)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que cria o Comitê Interministerial de Desintrusão de Terras Indígenas.

A medida, publicada na edição desta quarta-feira (13) do “Diário Oficial da União”, pretende evitar a ocupação ilegal dessas terras, colaborar com autoridades policiais para prevenir e repreender crimes nessas terras e identificar ameaças e “pressões” a indígenas, além de assegurar a integridade física das comunidades.

De acordo com o decreto, o comitê deve planejar e coordenar ações para “efetivar o direito dos povos indígenas ao usufruto exclusivo de seus territórios, respeitado o princípio do diálogo intercultural”.

Esse comitê será formado por representantes dos ministérios dos Povos Indígenas, da Casa Civil, da Defesa, do Desenvolvimento Agrário, da Justiça, do Meio Ambiente, da Secretaria-Geral da Presidência da República, além da Advocacia Geral da União (AGU). E ainda contará com um grupo técnico, integrado também por servidores de ministérios e órgãos federais, para orientar na elaboração dos “planos de desintrusão”.