Cotidiano

Governo Federal declara linhão obra de interesse nacional

Estado depende de eletricidade importada da Venezuela. Obra deve ser acelerada

O porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, anunciou nesta quarta-feira que a construção da linha de transmissão de energia entre Manaus e Boa Vista será considerada obra de interesse nacional e, com isso, será acelerada. Conhecida como linhão de Tucuruí, a construção interliga o estado de Roraima ao sistema nacional de energia. A previsão do Palácio do Planalto é que a obra comece em julho e seja concluída em até três anos.


A decisão foi tomada em reunião do Conselho de Defesa Nacional, realizada no Palácio do Planalto. Roraima é o único estado do país que não está ligado ao sistema elétrico nacional e depende em grande parte das importações de energia da Venezuela.

— O linhão de Tucuruí foi considerada uma obra dentro do escopo e da ordem da soberania nacional. O processo de construção será acelerado — afirmou Rêgo Barros.


No ano passado, Roraima teve um número recorde de apagões. Foram 85 blecautes, sendo que 72 decorrentes de falhas na linha de transmissão da Venezuela. Quando isso acontece, é preciso ligar usinas térmicas às pressas.

Abastecidas com óleo diesel, essas usinas são mais caras, poluentes e instáveis. Além disso, é preciso colocar dezenas de caminhões na estrada para fazer o combustível chegar nas usinas. (Informações de o Globo)