Cotidiano

Governo Federal libera calendário especial de pagamento

Os munícipes de Alto Alegre, Amajarí, Bonfim, Cantá, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Rorainópolis poderão sacar o benefício independente do final do NIS

Devido à situação de emergência em consequência das variações climáticas, os beneficiários do programa do Governo Federal Bolsa Família residentes nos municípios de Alto Alegre, Amajarí, Bonfim, Cantá, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Rorainópolis poderão sacar o benefício, independente do final do NIS (Número de Inscrição Social), antes da data prevista.

O procedimento especial de pagamento é válido para todas as famílias dos municípios em situação de emergência. A medida, adotada pelo Governo Federal, fica em vigor nos meses de fevereiro e março deste ano, a partir do primeiro dia do calendário de pagamento.

O pagamento referente ao mês de fevereiro, já esta disponível desde o dia 16. Já o pagamento referente ao mês ao próximo mês, será liberado a partir do dia 17 de março, para todos os moradores dos municípios citados.

Os beneficiários que, por motivo de extravio, não possuírem mais o cartão do Programa Bolsa Família poderão receber o benefício mediante preenchimento da “Declaração Especial de Pagamento”, expedida pela prefeitura de cada município, por meio de Guia Individual. A declaração é um documento de caráter provisório em virtude da situação e permitirá somente o pagamento das parcelas do benefício dos meses de fevereiro e março.

Com a posse da Declaração Especial previamente assinada pelo beneficiado e pelo gestor municipal do Programa Bolsa Família, o beneficiário deverá encaminhar-se à agência bancária de vinculação da Caixa Econômica Federal do município que reside. A Declaração Especial ficará retida na agência bancária, juntamente a Guia Bancária como comprovante de pagamento.

Os beneficiários que estiverem de posse do NIS devem encaminhar-se diretamente à agência bancária do município e apresentar o documento para receber o pagamento. Mais informações e esclarecimentos podem ser feitas na Coordenação Municipal do Programa Bolsa Família, em cada localidade.

Com informações do Governo do Estado.