O governo do Estado realizou na manhã de ontem, 24, no auditório da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), no bairro Mecejana, zona oeste da Capital, o lançamento oficial do Programa Qualifica Roraima. Gerenciada pela secretaria, em parceria com a Universidade Virtual de Roraima (Fundação Univirr), a iniciativa é apontada como o maior programa realizado no Estado, tendo como foco principal a qualificação profissional e geração de renda para famílias de baixa renda.
“Desde março deste ano, a Setrabes já sentia a necessidade de oferecer no Estado alguns cursos de qualificação para ajudar na complementação de renda das famílias que são assistidas por nossas ações, principalmente aquelas que são atendidas pelo Crédito do Povo. Realizamos algumas ações nesse período e constatamos uma grande aceitação, o que acabou resultando na parceria com a Univirr para a execução desse projeto”, informou a secretária da Setrabes, Emília Campos.
Conforme a secretária, a implantação do projeto se dará em forma de cursinho preparatório para concurso, na modalidade presencial, que será executado no polo Boa Vista da Univirr, localizado na Avenida Princesa Isabel, bairro Tancredo Neves. Ao todo serão abertas mil vagas, sendo 30% delas destinadas para beneficiários do programa Crédito do Povo.
“O programa não só amplia o nosso leque de ferramentas de qualificação profissional, como dá ao Estado a possibilidade de prosperar economicamente. A gente sabe que um curso hoje custa em média R$ 250, podendo variar de acordo com o curso escolhido, e muitas pessoas não têm condições de arcar com esse tipo de despesa. Então, essa é uma oportunidade não só para que as pessoas possam ingressar no mercado de trabalho, mas também ajudar o Estado a se desenvolver e vencer a crise”, destacou.
Para se inscrever no Qualifica Roraima, o interessado deve estar matriculado ou ter concluído o terceiro ano do Ensino Médio. As inscrições serão feitas na sede da Setrabes de 30 de agosto até 02 de setembro. O edital com as informações pode ser acessado no endereço www.univirr.edu.br e as aulas dos cursinhos iniciam no dia 18 de setembro, com previsão de término no dia 15 de dezembro.
“Socialmente falando, o Qualifica Roraima é um projeto bastante ousado, pois vem em um momento bastante propício, já que nós temos cinco concursos públicos previstos para ocorrer no Estado. Além disso, é uma iniciativa que também coincide com uma das políticas de atuação da nossa instituição, que é a de estender ações sociais para a comunidade”, salientou o vice-reitor da Univirr, José Gomes da Silva. (M.L)