Mais de 3.100 profissionais da saúde, vão receber o pagamento de R$ 24 milhões em retroativos de progressões horizontais. O anuncio foi feito pelo governador Antonio Denarium nesta terça-feira, 16.
De acordo com o Governo, o pagamento será executado a partir de dezembro, de forma integral aos que recebem menor valor, até o quantitativo de R$ 2,400 milhões e em 9 parcelas iguais, a partir de janeiro de 2022.
Representantes do Sindicato dos Fisioterapeutas, Radiologistas, Enfermeiros, Odontólogos, Farmacêuticos e Sintraima (Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Estado de Roraima) participaram da reunião na Sala de Reuniões do Palácio Senador Hélio Campos.
“Nessa primeira parcela serão atendidos os servidores que possuem menores valores para receber. Já a partir do mês de janeiro começarão a ser pagas as demais parcelas referentes aos valores maiores até que seja finalizado o pagamento da última parcela. Com o pagamento do retrativo estamos mostrando que é possível equilibrar as despesas públicas incluindo saúde e economia. E eu me sinto muito feliz de hoje poder estar aqui e anunciar mais essa vitória para os servidores da saúde que merecem todo o nosso respeito”, esclareceu o governador Antonio Denarium.
De acordo com o secretário de saúde, Leocadio Vasconcelos, serão beneficiados os servidores da Saúde, contemplados na Lei Nº 948/2014.
“Servidores de várias categorias têm sido reconhecidos por meio de medidas estratégicas que o Governo do Estado tem colocado em prática nos últimos anos. E hoje estamos pagando uma dívida antiga que havia com estes profissionais que tanto tem se dedicado à saúde roraimense e que merecem todo nosso respeito”, complementou o secretário de saúde Leocádio Vasconcelos.
Para Maria de La Paz, presidente do Sindprer (Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado de Roraima), o pagamento dos retroativos é a demonstração de respeito que as categorias da saúde merecem.
“Estar aqui hoje recebendo essa notícia é uma alegria. A engrenagem vem cobrando há tempos mais valorização e tivemos muitas conquistas, a pandemia trouxe muitos desafios, e estar aqui hoje é muito gratificante e só temos a agradecer e dizer para a equipe da saúde que continuaremos lutando por melhores condições de trabalhar”, complementou.
Valorização de servidores tem sido reforçada
Em maio desse ano, os servidores da saúde tiveram uma conquista importante que foi promulgação da Lei 1.475/21 que trata do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) dos servidores da Sesau, garantindo o reajuste salarial de 43% para todas as 14 categorias da saúde estadual. (com vigência a partir de 2022). Desde 2014, esses profissionais não tinham reajuste e nem reposição salarial.
Ainda em 2021, cerca de 489 servidores alcançaram a estabilidade funcional, após a conclusão do estágio probatório e a realização das seis avaliações especiais de desempenho. A previsão é de que outros 278 servidores adquiram estabilidade ainda em outubro.
De acordo com o presidente do Sintraima, Francisco Figueira, os servidores efetivos vivem um novo momento em que há respeito e reconhecimento pelo empenho das categorias.
“Nós que representamos os servidores efetivos do Estado nos sentimos gratos por essa iniciativa do Governo, e hoje estar aqui e ver o anúncio do pagamento dos retroativos nós deixa satisfeitos com essa demonstração de respeito aos servidores da saúde, sabendo que essa medida alcança servidores de cargos mais baixos a servidores de cargos mais altos”, finalizou o presidente do Sintraima.