O Governo de Roraima pretende implantar o Ensino Básico Militar em mais quatro escolas do Estado em 2017. Conforme a governadora Suely Campos (PP), o objetivo do projeto é melhorar a qualidade de ensino das instituições e diminuir o índice de violência no âmbito escolar.
“O nosso planejamento para o ano que vem é militarizar mais quatro escolas. O desenvolvimento das nossas crianças nas escolas que se adequaram ao sistema militar é evidente e, este ano, trouxe muito orgulho para Roraima”, comentou Suely.
Segundo ela, a dificuldade do Governo é em relação ao número de profissionais. “Não podemos tirar o militar das ruas para atuar nas escolas porque precisamos dele fazendo a segurança da cidade”, explicou.
Para resolver o problema, o Estado vai buscar os militares que estão na reserva. “Estamos convocando e solicitando o serviço daqueles que estão na reserva, como uma forma de compor o quadro nas escolas”, disse.
Suely fez uma avaliação positiva das duas escolas da rede estadual que receberam o Ensino Básico Militar este ano: Professora Elza Breves de Carvalho, no bairro Senador Hélio Campos, e Luiz Ritler Brito de Lucena, bairro Nova Cidade, ambas na zona Oeste.
“Houve um momento em que os professores tinham muita dificuldade em manter a disciplina para darem aula. Hoje, comemoramos seis meses da implantação do sistema militar e percebemos que estamos no caminho certo. Professores, funcionários e pais de alunos dizem que melhorou muito”, complementou.
Mais informações na Folha impressa de amanhã.