Cotidiano

Governo sanciona Plano Estadual de Educação

Após a sanção, a governadora Suely Campos foi dançar parixara com os professores indígenas acampados na praça do centro cívico

Após a pressão de centenas de professores que estão em greve na Educação Estadual de Roraima, à cerca de 21 dias, o governo sancionou na noite desta quinta-feira, 3, o Plano Estadual de Educação (PEE).

Centenas de professores estiveram acampados em frente ao Palácio Senador Hélio Campos aguardando a decisão da Governadora Suely Campos (PP).

Por volta das 21h, a governadora conversou com os professores e sancionou o projeto.

“Esse é um momento histórico. Pela primeira vez o Estado de Roraima tem um Plano de Educação, mais um compromisso do Governo do Povo” disse Suely.

Para comemorar, os indígenas dançaram o parixara com a governadora, na Praça do Centro Cívico.

PEE

O plano tem vigência de dez anos e traça as diretrizes da educação no Estado em consonância com o Plano Nacional de Educação, respeitando as peculiaridades locais, como a educação indígena, não indígena, os professores do campo e de jovens e adultos.

O plano tem como diretrizes a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento escolar, a superação de desigualdades educacionais, melhoria da qualidade de ensino, formação para o trabalho e para a cidadania, além da promoção do princípio da gestão democrática da educação pública, como também a promoção humanística, aplicação de recursos, valorização dos profissionais de educação e respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

As emendas tratam da garantia de assistência médica geral e especializada, criação de programas de reabilitação aos profissionais com problemas de saúde, concurso público, garantia de bolsas de estudo para cursos de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), entre outras.

O campo que abrange a modalidade de educação indígena foi revisto, garantindo os direitos debatidos nas conferências, como a execução da língua materna nas escolas.