Cotidiano

Governo se reúne com lideranças indígenas

Reunião estava prevista para ocorrer na manhã desta quarta-feira, 28, com dez representantes do protesto

A governadora Suely Campos anunciou na manhã de hoje, 28, durante evento no Parque Anauá, que se reunirá com lideranças indígenas para tratar sobre o bloqueio na BR-174. A reunião estava prevista para iniciar às 11h.

“Eu marquei uma reunião agora com dez líderes indígenas. Vamos ver o que está faltando. Nós praticamente já equacionamos aquela agenda toda”, disse a governadora.

Conforme a chefe do executivo, existem poucos pontos pendentes como a criação do Departamento de Assuntos Indígenas e o envio do material didático. “A criação do departamento é um estudo que estamos fazendo e que precisa ser aprovado pela Assembleia (Legislativa de Roraima)”, relatou Suely.

Quanto ao material didático, a governadora explicou ainda que os itens já foram recebidos pelo Governo do Estado e que os kits escolares estão sendo formatados para envio para as escolas. Além disso, a governadora reforçou que houve a nomeação de servidores para prestar apoio nas escolas indígenas.

“É uma equação que não é assim tão fácil de resolver, mas nós estamos nos esforçando e não vejo motivo nenhum para eles entrarem em manifestação de greve”, concluiu a governadora.

ENTENDA O CASO

Na manhã de segunda-feira, 26, professores indígenas e lideranças das comunidades fizeram dois bloqueios no quilômetro 677 da BR-174 no município de Pacaraima, região Norte do Estado.

Os manifestantes são contra as reformulações na Lei nº 892, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores estaduais por não saber os pontos que contemplam a educação indígena, entre outras reivindicações. Nesta quarta, 28, os manifestantes liberaram o tráfego na rodovia somente por duas horas.

Com informações de Vanessa Vieira