Cotidiano

Governo vai fortalecer pecuária de leite com introdução do programa Balde Cheio

Com a produção de leite em baixa e quase que inexistente entre os pequenos criadores no Estado, o Governo do Estado pretende revitalizar o setor com o lançamento do programa Balde Cheio, que acontecerá durante a realização da 39ª edição da Exposição Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr), que vai ocorrer de 1º a 6 de dezembro no Parque de Exposição Dandãenzinho, localizado na BR-174, região de Monte Cristo.

O diretor do Departamento de Abastecimento da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ismael Dias, disse que o programa está incluído num projeto maior, que envolve a bovinocultura de Roraima, visando o incentivo ao setor do gado de corte e gado de leite, voltado especificamente para o pequeno produtor.

O Balde Cheio aposta em uma metodologia de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares, fortalecendo a produção e a capacitação para que as próprias famílias possam agregar valores ao leite com a produção de queijos, ricotas e derivados.

“Por muitos anos, a figura do atravessador prejudicou o pequeno produtor de leite no Estado. E isso fez a produção enfraquecer devido ao pouco lucro que ficava para o produtor. Agora, ao passar a industrializar esse leite e seus derivados, ele mesmo vai fazer chegar ao mercado consumidor”, disse.

O pequeno produtor terá acompanhamento técnico, desde a alimentação correta, para que o animal possa produzir mais e com qualidade, tanto de engorda para abate como para a produção de leite, além de conhecimentos técnicos de comercialização dos produtos, através da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), com a emissão do Selo de Inspeção Estadual (SIE) e o Selo Artesanal de Pequeno Produtor, bem como os demais órgãos fiscalizadores com informações de todas as diretrizes que devem ser seguidas. “Com isso, vamos eliminar a presença do atravessador e os produtos poderão chegar mais baratos no comércio de Boa Vista e nos municípios do interior”, destacou.       

Com a disseminação do projeto para os pequenos produtores, a pecuária leiteira em Roraima terá boas perspectivas de crescimento e na Expoferr serão mostrados exemplos de produtores que já estão no mercado em média escala, segundo Dias. “Vamos montar uma Fazendinha dentro da Expoferr com demonstrativos de pastagem e de solo, com os procedimentos da ordenha, armazenamento do leite e como são industrializados os derivados e sua comercialização, além de palestras e minicursos com técnicos do Senar, Aferr e Dater [Departamento de Assistência Técnica da Seapa]”.   

PARCEIROS – A Expofer 2015 terá parceiros como o Sebrae  e Senai, com várias câmaras temáticas, oficinas, cursos e palestras, além do Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, além da Agência de Fomento do Estado de Roraima (Aferr), que estarão presentes disponibilizando linhas de créditos para quem quiser comprar e investir no setor produtivo.  (R.R)